Sinusite maxilar pode ser causada por infecções dentárias

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda como nossa saúde bucal se relaciona com quadros de sinusite

Quando chega o inverno e o clima seco invade as ruas, diversas pessoas começam a manifestar síndromes de sinusite maxilar. Por apresentar sintomas similares a de outras doenças respiratórias, muitos nem sabem que tem.

Portanto, se você sentir fortes dores de cabeça ou notar congestionamento e corrimento nasal, procure o médico ou o dentista. Esses são alguns sinais da sinusite maxilar. 

A sinusite maxilar é caracterizada pela inflamação da mucosa dos seios da face, que são as cavidades óssea localizadas ao redor do nariz, das maçãs do rosto e dos olhos.

Quais são os sintomas da sinusite maxilar?

Como já foi dito, a sinusite maxilar se manifesta através de diferentes sintomas, muitos deles até mesmo relacionados a outras doenças respiratórias.

Mas, podemos colocar como principais sintomas desse tipo de sinusite, fortes dores de cabeça, sensação de pressão no rosto, dor ou irritação na garganta, sensibilidade e febre, além de congestão e corrimento nasal.

Sinusite maxilar e saúde bucal

Embora muitas vezes a sinusite maxilar seja tratada como um problema respiratório, quase 10% dos casos são ocasionados por problemas ligados diretamente a nossa saúde bucal.

Talvez o principal deles seja a cárie. Essa infecção bucal pode se instalar de forma silenciosa, e atingir o seio maxilar.

O seio maxilar é uma cavidade aerada dentro do próprio osso maxilar, revestida por uma camada de células dita mucosa, que é a mesma cobertura que existe no interior do nariz.

Essa estrutura é como uma extensão da cavidade nasal, produz muco que serve para limpeza dessa cavidade. Este muco carrega bactérias e partículas nocivas, e deve ser eliminado por meio de uma comunicação para dentro do nariz.

Uma vez que existe uma comunicação entre as raízes dos dentes e o seio maxilar, o conteúdo da cavidade oral, rico em bactérias e restos de alimentos, pode entrar no seio maxilar.

Assim, pode haver uma inflamação da mucosa do seio, que caracteriza uma sinusite de origem dentária ou odontogênica.

Embora não seja tão comum, quando esse quadro não é tratado, há o risco da infecção avançar a áreas próximas ao maxilar, incluindo as meninges, os olhos e até mesmo o nosso cérebro.

A diferença dessa para a sinusite mais comum, é que enquanto uma é causada por uma infecção dental, a outra pode ter início após uma gripe, por exemplo.

Como se prevenir

Para você se prevenir contra esse tipo específico de sinusite, o ideal é garantir uma boa higiene bucal.

Além disso, você deve visitar o seu dentista de confiança regularmente, e não apenas quando surgir algum problema em sua boca

Fora isso, o dentista pode realizar uma limpeza, chamada de profilaxia dentária, que também serve como um tratamento preventivo a doença.

Tratamento para sinusite maxilar odontogênica

Como o desencadeador da sinusite odontogênica é uma infecção dental, o tratamento, obviamente, se dá pela eliminação dessa infecção.

Quando falamos sobre uma cárie, o dentista pode realizar uma simples restauração, um canal, ou até mesmo remover o dente para resolver o problema.

Porém, quando a sinusite maxilar se torna crônica, ou seja, dura mais de três meses, pode ser necessária uma cirurgia por via nasal, para remoção de secreções acumuladas.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.