Síndrome de Peutz-Jeghers provoca manchas melânicas

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O diagnóstico da síndrome de Peutz-Jeghers é fácil porque combina a presença de manchas com dores abdominais

Muitas patologias se manifestam de maneira similar, e um dos sintomas mais comuns são manchas e lesões na boca. Por isso, é importante consultar um dentistas ou médico para desvendar sua causa exata. Afinal, elas podem indicar problemas graves como a Síndrome de Peutz-Jeghers.

A síndrome de Peutz-Jeghers normalmente se apresenta logo no nascimento da criança, por se tratar de uma doença hereditária. Com o passar do tempo, ela tende a se agravar.

A síndrome de Peutz-Jeghers é rara e caracteriza-se pela concentração de melanina na mucosa, na pele e pelo surgimento de polipose hamartomatosa gastrointestinal.

Dessa forma, é possível que a pessoa desenvolva câncer no estômago ou no intestino no decorrer de sua vida. O risco aumenta quando ela atinge a terceira idade. Há uma leve predileção em acometer mulheres.

Sintomas da síndrome de Peutz-Jeghers

Confira quais são os sintomas da síndrome de Peutz:

  • Lesões melanóticas na boca;
  • Dor abdominal;
  • Sangramento no intestino;
  • Em mulheres, causa menstruação precoce;
  • Pólipos hamartomatosos principalmente no intestino delgado;
  • Manchas escuras nos lábios e na mucosa da boca com tonalidade castanha e formato oval. Costumam se localizar nos lábios inferiores, na mucosa bucal, na mucosa nasal, na conjuntiva e no reto. Às vezes, surgem na pele também, mas desaparecem com o passar do tempo;
  • As lesões na pele aparecem nas narinas, nas mãos e nos pés;
  • Possíveis carcinomas.

Sobre os pólipos intestinais

Pólipos intestinais podem ser considerados tumores que medem de 0,4 mm a 5 cm.

Eles são classificados como hamartomas porque são tumores benignos no início, mas com o passar do tempo, podem se transformar em malignos, trazendo complicações para o paciente.

Seu aparecimento acontece na primeira década de vida da pessoa. Entretanto, seus sintomas surgem durante a segunda década.

Os pólipos que mais são encontrados são os pólipos adenomatosos hiperplásicos, estando presentes do estômago ao ânus. Por isso, é muito comum ocasionarem em obstrução intestinal.

Causas da Síndrome de Peutz-Jeghers

A hereditariedade acontece por meio da mutação do gene STK11 (ou LKB11) no cromossomo 19 humano. Assim, é transmitido como uma condição autossômica dominante.

Diagnóstico da Síndrome

O diagnóstico clínico da síndrome da polipose hereditária intestinal é fácil, pois seus sintomas combinam a existência de manchas mucocutâneas bastante características com dores abdominais, tornando-se bem intuitivo identificá-la.

Além disso, o médico pode verificar a presença de pólipos intestinais realizando uma colonoscopia.

Se julgar necessário, ainda há a possibilidade de ser requisitado um teste genético para STK11, para dar mais propriedade ao diagnóstico.

Tratamento da Síndrome de Peutz-Jeghers

Primeiramente, o especialista dará uma atenção especial às complicações gastrointestinais. Então, os procedimentos indicados são: ressecções endoscópicas dos pólipos, ressecção de neoplasias e enterectomias segmentares.

Para as manchas de melanina, que passam a ser um problema para a estética, é recomendado o tratamento através de laserterapia, já que sua remoção cirúrgica só causaria mais danos, sem retirá-las de fato.

Papel do dentista

O papel do dentista no assunto é ajudar a identificar a presença da síndrome de Peutz-Jeghers e tratar possíveis lesões na boca. O trabalho será multidisciplinar, atuando com outros profissionais da saúde.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.