Síndrome de Apert afeta o desenvolvimento da cavidade bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A Síndrome de Apert afeta várias áreas do corpo, incluindo a região bucal

Exitem diversas síndromes genéticas que afetam os seres humanos. Por ser um fator de genes, elas ainda são incontroláveis e a maioria não possui cura. Essas síndromes podem afetar o corpo como um todo ou apenas algumas regiões, como é o caso da Síndrome de Apert.

Nesse artigo, vamos conversar mais sobre a Síndrome de Apert. O que é, suas causas, impactos na saúde bucal e tratamentos!

A Síndrome de Apert é uma alteração genética que causa problemas no desenvolvimento do crânio e, na maioria dos casos, nas mãos ou pés. O diagnóstico é dado logo após o nascimento, já que a alteração craniana é fácil de ser identificada. A partir de então, os pais já recebem toda a orientação para tratamentos e cuidados com o bebê

Causas da Síndrome de Apert

As causas da síndrome de origem genética ainda são desconhecidas.

Porém, já se sabe qual o gene que sofre a mutação: o FGFR2. Esse gene é responsável pelos fibroblastos, que por sua vez orientam a união dos ossos durante o desenvolvimento do feto.

A síndrome pode ter origem hereditária, ligada a um gene autossômico dominante, ou ser uma nova mutação esporádica.

Impactos de Apert na Saúde

A síndrome de Apert atinge as formações ósseas de modo generalizado. Como vimos, ela afeta a região do crânio, mas também pode afetar pés, mãos e ombros, restringindo os movimentos.

No entanto, além dos problemas ósseos, o paciente com Apert pode ter:

  • fenda palatal;
  • palato ogival;
  • alterações cardíacas;
  • atresia pulmonar;
  • rins policísticos;
  • útero bicorno;
  • hidrocefalia;
  • otites de repetição;
  • apneia do sono;
  • acne severa;
  • problemas oculares;
  • macroglossia.

Impactos da Síndrome de Apert na Saúde Bucal

Os pacientes com Apert apresentam crescimento anormal do crânio e, portanto, um desenvolvimento anormal da cavidade bucal. Os problemas envolvem a formação do periodonto, o tamanho da arcada dentária, a posição e a formação dos dentes.

Com isso, o paciente terá que ter acompanhamento constante de dentistas, de diversas especialidades, para tratar e prevenir problemas bucais.

Por exemplo, em um primeiro momento, é preciso fazer acompanhamento com um odontopediatra para manter a higiene bucal e acompanhar o nascimento dos dentes.

Se o paciente apresentar dentes mal formados ou tortos, um ortopedista pode planejar um tratamento que facilite as funções bucais desse paciente.

Nem sempre os aparelhos ortodônticos serão a melhor opção, dado os cuidados especiais que são necessários com esse tratamento.

Além disso, os cuidados feitos por um especialista podem ajudar a manutenção da saúde bucal, que é mais complicada porque deve ser feita pelos pais ou cuidadores do paciente.

Portanto, na maioria dos casos, os pacientes não conseguem fazer sua própria higiene bucal, ou demoram muito para ter essa independência.

Síndrome de Apert tem cura?

Não a cura para essa síndrome. No entanto, quanto mais avança a medicina, mais  esses pacientes conseguem viver.

Isso porque se desenvolveram técnicas e cirurgias que combatem os efeitos negativos da doença no corpo, dando mais qualidade de vida para os pacientes.

A Síndrome de Apert também se manifesta em intensidades diferentes em cada paciente. Ou seja, a qualidade e expectativa de vida de cada paciente pode variar muito. O essencial é que se faça o acompanhamento completo e correto com todas as especialidades desde o nascimento, para oferecer o melhor ao paciente!

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.