Funções da seringa de carpule e suas principais características

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Instrumento permite aplicação de volume anestésico adequado

A aplicação anestésica é parte essencial da odontologia. Para permitir que ela seja realizada de maneira mais adequada e eficiente, existe a seringa de carpule.

Neste artigo vamos conhecer um pouco mais sobre o uso da seringa de carpule na odontologia.

Seringa de carpule é um instrumento utilizado na aplicação de anestesia durante procedimentos odontológicos.

Características da seringa de carpule

O uso desse tipo de seringa é indicado especificamente para a aplicação de anestesia odontológica durante tratamentos dentários.

Entre suas vantagens, está o fato de que o instrumento evita a aplicação acidental do anestésico em algum vaso sanguíneo inadequado, através de um dispositivo de segurança. Além disso, o equipamento é de fácil manuseio.

Como funciona a seringa de carpule?

O instrumento funciona por meio da colocação de um tubete ou cartucho contendo o anestésico para carpule. Em geral, cada tubete contém cerca de 1,8ml da substância.

Esse material representa uma evolução para o mundo da odontologia uma vez que permite que o volume anestésico seja sempre o mesmo.

Além disso, com a ajuda do instrumento, o dentista pode realizar uma aplicação anestésica lenta e uniforme.

Isso porque uma aplicação em velocidade demasiadamente acelerada provoca desconfortos ao paciente, gerando riscos até mesmo de acidentes.

Como montar uma seringa de carpule

O primeiro passo para montar a carpule é inserir o tubete de anestésico no instrumento. Posteriormente, é preciso tracionar a haste-êmbolo da mesma.

Isso porque, dessa maneira é provocada a desarticulação entre o corpo e a empunhadura do objeto. O receptáculo do tubete é inserido no anel metálico de forma que o local de entrada a agulha fique próximo.

Em seguida, é preciso girar a tampa em sentido horário e anti-horário para liberar o lacre que mantém o tubete fechado. O último passo é rosquear a agulha na seringa e retirar o invólucro protetor.

Importância da anestesia odontológica

A anestesia é utilizada em consultórios odontológicos para retirar a sensibilidade da cavidade oral do paciente. Dessa maneira, a realização de procedimentos dentários é facilitada.

Além disso, muitos pacientes sofrem com medo ou tensão ao visitar o cirurgião-dentista. Por isso, a aplicação da anestesia é importante para que estes se sintam seguros e confortáveis.

A anestesia pode estar presente em procedimentos comuns como extrações dentárias. Desse modo, o profissional da odontologia aplica o anestésico ao redor do dente antes da remoção.

A remoção de dentes do siso também acontece com o uso de anestésicos. Procedimentos como tratamento de canal e restaurações cirúrgicas, por exemplo, também requerem anestesia.

Em geral, a aplicação anestésica provoca um efeito de formigamento que dura cerca de 2 a 3 horas. Contudo, esse tempo pode variar de acordo com a quantidade aplicada.

Alguns outros efeitos colaterais também são comuns à aplicação de anestesia na boca. A maioria deles é passageiro e podem facilmente ser resolvidos. Entre exemplos de reações, podemos citar:

  • Dormência;
  • Dor de cabeça;
  • Tontura;
  • Danos aos nervos;
  • Espasmos no rosto;
  • Danos aos nervos;
  • Hematomas;
  • Visão turva; e
  • Falta de ar.

Para você que está se perguntando qual o preço de uma seringa de carpule, no mercado ela tende a variar entre R$50,00 e R$60,00.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.