Sensibilidade na gengiva indica alteração na saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui possíveis causas para a sensibilidade na gengiva

Na hora de escovar os dentes você já sentiu uma sensibilidade na gengiva? Se a resposta for sim, é melhor prestar atenção! Algo deve estar afetando a sua saúde bucal.

Muitos são os fatores que causam a sensibilidade na gengiva. Por isso, é importante consultar um cirurgião-dentista para ter o diagnóstico certeiro.

Sensibilidade na gengiva é uma alteração bucal. Ela causa uma sensação de desconforto na região da gengiva e tecidos moles, e pode dificultar a mastigação.

Neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas sobre a sensibilidade na gengiva!

Conhecendo mais sobre a gengiva

A gengiva é um tecido epitelial e conjuntivo encontrado dentro da cavidade bucal. Esse tecido reveste o osso alveolar, que sustenta as raízes dos nossos dentes.

A gengiva é divida em dois tipos: a marginal e a inserida. A importância da gengiva é a proteção, a nutrição e a sustentação de toda a estrutura dentária. Além disso, ela ajuda na fonética.

Também, não podemos esquecer da estética. O tecido deixa o nosso sorriso mais harmonioso e agradável. Para conhecer mais sobre a gengiva, você pode acessar o nosso artigo aqui na Simpatio.

O que causa a sensibilidade na gengiva?

A gengiva sensível pode ser causada por diferentes fatores.

  • Falta de cuidados bucais:
  • Tabagismo:
  • Má alimentação:
  • Nascimento dos dentes:

A sensibilidade também pode ser consequência das seguintes alterações bucais:

  • Doenças periodontais: elas têm três estágios- gengivite, periodontite e periodontite avançada. Representam alterações negativas na gengiva e nos ossos periodontais.
    Tratamento: limpeza, aplicação de derivados de matriz do esmalte dental, regeneração tecidual e raspagem e alisamento radicular.
  • Retração gengival: doença que afeta o tecido epitelial e ocasiona a diminuição da cobertura dos dentes feita pela gengiva.
    Tratamento: o tratamento é simples e consiste na limpeza profunda dos dentes e utilização de alguns medicamentos. Nos casos mais graves, o profissional irá colocar enxertos na área prejudicada.
  • Cárie: lesão estrutural. Quando atinge a área perto da gengiva pode trazer a sensibilidade.
    Tratamento: normalmente é feito uma obturação. No entanto, o tratamento vai depender do quadro clínico do paciente.

Evite a sensibilidade na gengiva

Se você cuidar da higiene do tecido da boca, você evita problemas e doenças futuros. Assim, você garante a saúde da sua gengiva. Para isso, separamos algumas dicas e sugestões para você seguir diariamente.

Na hora da escovação, faça movimentos circulares e suaves. Afinal, se você escovar os dentes com muita força, pode acabar machucando a gengiva e causando lesões.

Você também deve passar o fio dental perto da gengiva, mas sem forçar muito. Além disso, passe o enxaguante antisséptico bucal para completar a limpeza da boca.

Na hora da alimentação, escolha produtos com muitos nutrientes e vitaminas. Lembre de se manter hidratado! Além disso, evite o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas.

Tenha cuidado com o que você coloca na boca. Os palitos de dente, por exemplo, podem machucar a gengiva. Por isso, tome cuidado e evite o uso.

Faça visitas regulares ao dentista de confiança. Assim, você evita a sensibilidade na gengiva e garante a saúde bucal.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.