Confira aqui as vantagens da semente de uva para a higiene bucal
Nós já sabemos que alguns alimentos como as frutas são importantes para o nosso corpo. Mas você já ouviu falar que a semente de uva, além de benefícios para o nosso organismo, também traz vantagens para a nossa saúde bucal?
Se a resposta for não, pode ficar tranquilo! Neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas e curiosidades sobre a semente de uva. Vamos começar?
A semente de uva é o pequeno caroço que fica dentro da fruta.
Como a semente de uva beneficia a saúde bucal?
Mas, afinal, como as sementes de uva são importantes para a saúde bucal? A resposta é simples: quando obtemos o extrato de semente de uva, conseguimos um composto que é antimicrobiano e antioxidante.
Desse modo, esse composto natural garante a resistência da dentina. Além disso, o extrato gera um material adesivo que ajuda na aderência dos materiais das restaurações do dente.
Além das sementes, você deve tomar conta da sua higiene oral. Assim, você garante a manutenção estética e funcional da restauração e da resina. Por isso, escove os dentes depois das refeições e antes de ir dormir.
Lembre de sempre escovar a língua também. O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é preciso limpar toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.
Além disso, o seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para manter e completar a limpeza bucal todos os dias.
Não se esquecer de se manter hidratado sempre que puder. Fique atento para evitar o consumo de alimentos e bebidas que mancham os dentes, como refrigerantes e cafés. E faça visitas regulares ao dentista de confiança.
Alimentação Balanceada
Além dos benefícios das sementes de uva, outros alimentos também fortalecem os nossos dentes. Algumas comidas limpam a nossa boca e até diminuem a quantidade de bactérias presentes.
Desse modo, confira alguns alimentos que são essenciais para a nossa saúde bucal:
- Leite: ele é uma fonte de minerais, como o cálcio e o fósforo, e também é fonte de proteínas e vitaminas, que ajudam os dentes a crescerem mais resistentes;
- Brócolis, espinafre e acelga: são ricos em cálcio;
- Hortaliças: têm cariostáticos e anticariogênicos, que reforçam a proteção contras as cáries;
- Queijo: tem proteína que repara o esmalte dentário;
- Frutas: limpam o dente e impedem o acúmulo da placa bacteriana;
- Pepino: auxilia na limpeza dentária;
- Aveia, granola e linhaça: impedem o acúmulo da placa bacteriana;
- Uvas-passas: impedem o acúmulo da placa bacteriana;
- Vitamina D: ajuda na fixação do cálcio nos ossos;
- Peixes: fortalecem os dentes fracos;
- Morango: elimina as manchas mais superficiais dos dentes e auxilia no fortalecimento da gengiva.
- Leguminosas: têm o fósforo, que é um mineral importante na formação dos dentes; e
- Óleos e gorduras: impedem a fixação e o acúmulo de bactérias.
Com o consumo desses alimentos e dos usos da semente de uva na odontologia, você garante dentes bonitos e saudáveis.