Rugoscopia palatina é alternativa na identificação humana

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui a importância da rugoscopia palatina para a área da odontologia

Em diversas áreas há necessidade de identificação de indivíduos. Investigações policiais, por exemplo, são exemplos de atividades que exigem esse tipo de análise. E você sabia que a rugoscopia palatina pode ajudar na identificação?

Os profissionais da área da odontologia legal são os responsáveis pela realização do procedimento da rugoscopia palatina.

Rugoscopia palatina é um procedimento que estuda as pregas palatinas para a identificação do indivíduo.

Ficou interessado? Então fique ligado neste artigo porque vamos tirar todas as suas dúvidas e curiosidades sobre a rugoscopia palatina e a identificação humana.

Conhecendo mais sobre a Odontologia Legal

Como já vimos, são os odontolegistas que realizam o procedimento. Eles atuam na área da odontologia legal.

Ela é a especialidade que tem como objetivo a pesquisa de fenômenos psíquicos, físico, químicos e biológicos que podem atingir ou ter atingido o homem, vivo, morto ou ossada.

Analisa até mesmos fragmentos ou vestígios resultados de lesões parciais ou totais, reversíveis ou irreversíveis.

Essa resolução também prevê a atuação do perito em odontologia legal na análise, perícia e avaliação de eventos da odontologia legal, podendo estender para outras áreas, caso seja de interesse da justiça.

O profissional formado em odontologia pode atuar na área legal após uma especialização. Portanto, se você é dentista e tem interesse, busque um curso de após a graduação.

Realização da Rugoscopia Palatina

Você pode estar se perguntando? Como é possível identificar uma pessoa apenas por meio da análise das rugas palatinas? Bom, a resposta é simples: elas têm forma, tamanho e posição únicos em cada pessoa. Por isso é possível realizar a identificação.

E, isso é possível porque as rugas palatinas, que se desenvolvem no palato, são formadas durante o terceiro mês da vida intra-uterina. Além disso, as rugas não sofrem alterações significativas durante a nossa vida. E, esse padrão é essencial na hora de identificar.

Mas como é feita a análise? A avaliação das rugosidades palatinas é feita por meio da inspeção intra-oral. Isso porque essa técnica é mais rápida e barata.

Além disso, os profissionais podem realizar a avaliação por meio da classificação das rugosidades palatinas. E, a classificação é feita após a moldagem com gesso.

Outra técnica é a fotografia do palato. Desse modo, com o espelho intra-oral e uma câmera fotográfica, o profissional tira uma foto espelhada das rugas.

Fique atento: toda a avaliação das rugosidades deve ser apresentada e armazenada no prontuário odontológico. Com isso, é possível realizar comparações e estudos futuros.

Qual a importância do procedimento da Rugoscopia Palatina?

Por ser uma técnica que facilita a identificação humana, a rugoscopia é importante na área da odontologia e em outros setores.

Além disso, em casos de corpos queimados ou decompostos, por exemplo, as rugas permanecem praticamente intactas. Com isso, a rugoscopia se torna uma alternativa para a identificação.

Essa alternativa também é performada quando o indivíduo não apresenta dentes.

Se você ficou interessado pela rugoscopia palatina, que tal conhecer sobre a área da odontologia forense para entender mais do assunto?

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!