Ruga pode ser tratada no consultório odontológico

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Marcas na face podem ser solucionadas por um dentista

Um dos sinais do avanço da idade é o aparecimento de ruga ou marcas de expressão. Em geral, a ruga se transforma em um desconforto estético para muitas pessoas, que tem sua auto-estima afetada pelo seu aparecimento.

Contudo, existem diversos tratamentos para solucionar esse problema e regredir o surgimento da ruga. Inclusive, alguns deles podem ser realizados por dentistas especializados em harmonização orofacial.

Ruga é uma elevação ou depressão que se forma na superfície da pele de acordo com o processo de envelhecimento.

O que causa a ruga?

As rugas são características do avanço de idade, tanto em homens, quanto em mulheres. Seu aparecimento se dá pela perda de colágeno pelo organismo.

O colágeno é uma proteína que, entre suas funções, é responsável pela sustentação da pele. Ainda, o aumento da atividade muscular também influencia no desenvolvimento das marcadas.

Contudo, existem alguns fatores externos que podem acelerar esse aparecimento. Entre eles, estão:

  • Exposição aos raios solares;
  • Exposição à poluição;
  • Tabagismo;
  • Estresse;
  • Falta de hidratação;
  • Sedentarismo;
  • Consumo excessivo de açúcar ou gordura.

Quais são os melhores tratamentos para ruga?

As rugas não representam nenhum risco para a saúde das pessoas, sendo que se caracterizam apenas como um sinal de envelhecimento.

Porém, existe quem se sinta incomodado com o surgimento das marquinhas e procure por procedimentos para eliminar rugas.

É comum que o tratamento de ruga seja realizado por médicos especializados em dermatologia. Dessa maneira, o procedimento ideal para o problema depende da gravidade ou profundidade das rugas.

As rugas mais finas ou marcas de expressão podem ser tratadas com a aplicação de cremes antirrugas. Isso porque eles auxiliam na hidratação da pele e são ideais para regiões como a área ao redor dos olhos ou da boca.

Além disso, podem ser realizadas sessões de luz intensa ou radiofrequência. Já as rugas mais profundas dependem de tratamentos mais elaborados.

Desse modo, são indicados tratamentos como o peeling facial utilizando certos ácidos, terapia manual e sessões de laser.

Se hidratar, utilizar protetores solares e fazer ginástica facial são boas maneiras de prevenir o aparecimento das rugas na testa, ao redor dos olhos, da boca ou em outras áreas da face.

Por que tratar rugas com o dentista?

Muitas pessoas se surpreendem ao saber que o tratamento para ruga pode ser em realizado por um profissional da área da odontologia!

Isso porque, atualmente, o dentista não cuida apenas dos dentes, e sim do sorriso e dos elementos que o compõem, incluindo outras áreas da face que não a boca.

Além disso, existem uma série de problemas odontológicos que podem agravar as rugas do paciente, uma vez que provocam o aumento do exercício muscular na face.

Exemplo disso são casos de perda dentária, que acarretam problemas na mastigação.

Desse modo, existem profissionais em odontologia capacitados para realizar procedimentos seguros e eficazes no objetivo de eliminar rugas:

  • Aplicação de toxina botulínica: essa aplicação é um dos procedimentos mais famosos para o tratamento de rugas, consistindo em uma opção rápida e prática. Em geral, é recomendado para rugas na região da testa, formadas pela contração dos músculos existentes nessa região.
  • Preenchimento facial com ácido hialurônico: nesse procedimento, a substância funciona como um preenchedor de rugas. Além disso, ele estimula a produção de colágeno.
  • Fios de sustentação: esse método aposta em dar firmeza e sustentação à pele, tornando ela menos propícia ao desenvolvimento de ruga.
Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.