Processo de rizogênese é essencial para a saúde dentária

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui detalhes sobre a importância da rizogênese para a saúde bucal

Quando sorrimos, queremos ter dentes bonitos e saudáveis. Mas, para isso ser possível, é preciso que o processo de rizogênese esteja completo.

Você deve estar se perguntando, o que é rizogênese? Fique tranquilo, neste artigo vamos detalhar esse processo e mostrar sua importância para a saúde bucal.

Rizogênese é o nome dado ao processo de formação da raiz dentária.

Conhecendo Mais Sobre a Formação das Raízes Dentárias

O processo de formação das raízes dentárias é essencial para garantir a funcionalidade da raiz e, assim, manter a estética e saúde dos dentes.

O processo de rizogênese está completo quando o ápice radicular dentário é formado e fechado. Isso garante a saúde e funcionalidade da raiz. Mas, afinal, qual a importância da raiz?

A raiz prende o dente ao osso e se conecta dentro do dente através dos canais. P

ara entender a anatomia e a função da raiz dental é preciso, primeiro, entender a estrutura do dente. Por isso, reunimos aqui algumas informações básicas sobre ele.

O dente é dividido em três partes: a raiz, a coroa e o colo. Das três, a raiz dentária é a maior, cerca de 2/3 do tamanho total do dente. É, também, a única parte que fica totalmente coberta pela gengiva.

A função da raiz, como já citamos, é manter todo o resto do dente fixo ao osso. É a única conexão do corpo com o dente. Por isso, qualquer problema na raiz dos dentes pode prejudicar gravemente toda a sua estrutura.

Inclusive, não podemos esquecer que a formação das raízes é essencial para o Estágio de Nolla!

O Que Acontece se a Raiz Não se Formar?

Pode parecer uma pergunta estranha, mas é possível que a raiz não complete a sua formação. Esse processo é chamado de rizogênese incompleta.

A rizogênese incompleta acontece quando a formação do ápice radicular dos dentes não é finalizada. Na radiografia, é possível perceber que o ápice radicular não chega a atingir o estágio de Nolla.

Além disso, histologicamente os dentes não apresentam a dentina apical envolvida com o cemento.

Como Contornar o Problema Radicular?

Para reverter o quadro clínico da formação incompleta da raiz dos dentes, os profissionais indicam o tratamento de apicificação.

A apicificação é um procedimento feito para fechar o ápice dos dentes. Os profissionais usam medicações intracanal de hidróxido de cálcio para o fechamento do ápice.

Para fazer esse tratamento, entre os tipos de dentistas da odontologia, os endodontistas são os mais indicados.

Eles são especializados na área da endodontia, que é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais.

Invista Nos Cuidados Com a Raiz!

O melhor jeito de cuidar da raiz do dente é cuidar de toda a saúde bucal.

Por isso, escovar os dentes de maneira correta, usar o fio dental todos os dias, assim como o enxaguante bucal, é essencial para manter suas raízes saudáveis e protegidas.

Idas regulares ao dentista também são uma ótima forma de manter a raiz do dente saudável.

Com acompanhamento profissional, é possível fazer uma melhor prevenção ou diagnósticos rápidos se necessário. Não deixe de se cuidar depois que o processo da rizogênese é completado!

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.