Conheça o Retalho de Abbé-Estlander durante reconstrução labial

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O lábios são estruturas essenciais do rosto, tanto na estética quanto na funções em que se aplicam. Os tratamentos cirúrgicos para essa área da boca são diversos, porém complexos. Um dos procedimentos utilizados na reconstrução dessa área é o retalho de Abbé-Estlander.

A reconstrução labial é necessária normalmente em decorrência de câncer de lábio. Nesse caso, o retalho de Abbé-Estlander pode ser uma das técnicas empregadas no procedimento cirúrgico ortognático.

O retalho de Abbé-Estlander é uma técnica de reconstrução de lábio realizada em função de sua desconstrução e comprometimento pelo câncer. São retalhos de lábios com base nas artérias labiais superiores.

O objetivo da cirurgia ortognática de retalho de Abbé-Estlanderé é a reconstrução labial com o intuito de recriar a competência oral dos lábios, de promover a função dinâmica e de possibilitar o acesso adequado para a realização da higiene oral, além de reabilitar as questões estéticas.

Conheça o câncer labial

O câncer labial possui um maior nível de incidência entre os cânceres de boca em geral, sendo o carcinoma espinocelular o que mais acontece.

Esse tipo de câncer é 95% mais comum na região inferior do lábio em comparação com a superior. Sendo que os pacientes mais acometidos por essa doença são os homens e pessoas com mais de 50 anos de idade.

Se diagnosticado em fase precoce, esse câncer tem uma taxa de cura de 80% a 90% após exerese da lesão do carcinoma espinocelular, a depender da proporção do defeito deixado em relação à proporção labial e dos métodos de reconstrução labial, como o retalho de Abbé-Estlanderé.

Como o retalho de Abbé-Estlander é realizado?

O retalho de Estlander é utilizado quando o defeito labial envolve a comissura, enquanto que o de Abbé é usado para defeitos medianos.

A técnica de retalho de Abbé pode ser explicada pela reconstrução utilizando o próprio lábio, por meio de retalhos. Esse tipo de procedimento é mais comum na reconstrução de lábio inferior, porém pode ser realizado em qualquer região do lábio.

Em síntese, envolve a locomoção de um segmento triangular do tecido do lábio inferior para um defeito do lábio superior. Esse tipo de técnica é adequada para defeitos que atingem entre um a dois terços do lábio.

Também utiliza-se o lábio inferior para reconstruções de defeitos laterais. O retalho é desenhado com a dimensão da metade do defeito e, então, girado em um eixo de cerca de 180 graus sobre o pedículo, enquanto é colocado sobre o defeito do lado oposto.

Benefícios e malefícios do retalho de Abbé-Estlander

Um dos benefícios desse tipo de cirurgia ortognática é a preservação das comissuras labiais, além de um bom resultado estético. Afinal, o procedimento é realizado com um tecido similar ao anterior.

Entre as desvantagens estão:

  • Necessidade de dois estágios para o o resultado ideal;
  • Risco de ruptura do retalho de nutrição causada pela abertura da boca;
  • Formação de relativa microstomia, ou seja, de diâmetro reduzido da boca.

O sucesso da cirurgia otognática não depende apenas de aspectos técnicos, mas também da formulação de um bom plano cirúrgico.

É importante dizer que a técnica de retalho de Abbé-Estlanderé não é a única técnica utilizada para reconstrução dos lábios. No entanto, a escolha da técnica empregada cabe ao cirurgião-dentista.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.