Resina bulk fill: como funciona e quais os seus benefícios?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O que é a resina bulk fill? Ela tem vantagens?

O tema restauração dentária tem ganhado espaço pelo seu benefício estético. A resina é o método mais procurado para a realização do procedimento, porém a resina bulk fill é a tecnologia mais recente.

Antes as restaurações eram feitas com um material prata chamado amálgama que não era bom esteticamente, mas resina bulk fill é a mais nova tecnologia que está entrando no mercado por sua simplicidade e benefício estético.

Resina bulk fill é um tipo de resina que permite alcançar uma profundidade maior nos dentes do que as resinas já conhecidas, possibilitando então que o preenchimento da cavidade seja mais espesso.

Existem Contraindicações Para o Uso?

O uso da resina composta é indicado em pequenas porções quando for utilizada em uma restauração dentária direta, uma vez que a fotopolimerização no material causa um estresse dentro deste.

Se caso esse estresse não seja contido, consequentemente ele acaba gerando fendas marginais, trincas no esmalte do dente, tensão em cúspides, sensibilidade após a operação, microinfiltração ou até cárie secundária.

No começo do uso da tecnologia, esse tipo de resina era aplicado em pacientes que precisavam complementar a cavidade dos dentes posteriores, porém ultimamente ela passou também a ser usada em outras ocasiões.

Por causa do material de composição, a resina composta não é utilizada e nem indicada para utilização na restauração dos dentes anteriores.

Vantagens e Desvantagens do Uso da Resina Bulk Fill Para o Paciente?

A vantagem que a resina composta oferece a quem a escolhe é a diminuição do tempo do tratamento da restauração.

Principalmente quando o procedimento está ligado a grandes espaços que precisam de preenchimento. Quando comparado às resinas tradicionais, o custo desse procedimento acaba sendo maior.

Tendo em vista que o procedimento não pode ser feito nos dentes posteriores, a sua popularidade não é muito grande. Apesar dos pontos negativos, a eficácia do processo é garantida.

E Para o Dentista?

Já para o dentista, também existem lados bons e ruins. O primeiro ponto positivo é que as resinas de bulk fill se encontram a preços acessíveis para o dentista.

Somado a isso, também estão:

  • Variedade de marcas que vendem o produto para serem escolhidas;
  • Redução do tempo de trabalho devido à facilidade do procedimento quando comparado com as outras resinas;
  • Também pode ser usado fora do consultório como ART (tratamento restaurador automático) caso seja utilizado junto do adesivo universal auto-colante;
  • As resinas compostas são indicadas para o procedimento de fechamento de cavidades do tipo Classe V.

Porém nem tudo é totalmente benéfico. Desta forma, o equipamento possui também suas desvantagens, que são:

  • É preciso prestar atenção para que não aconteçam falhas quando for feito o escoamento em cavidades Classe II;
  • O resultado estético após o procedimento pode ser comprometido se for exposto à uma alta claridade;
  • O fotopolimerador do dentista deve ter uma potência mínima de 800W/cm²;
  • Por ser novo no mercado, não existe ainda uma análise da durabilidade em longo prazo do processo;
  • E, por estar há pouco tempo no mercado, ainda não existe portanto uma grande opção de cores do produto.

A escolha de aderir à resina bulk fill está nas mãos do paciente uma vez que, após conversar com o dentista, o profissional afirme a possibilidade de realizar o procedimento com o material.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.