O que é reimplante dental e quais seus benefícios

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra quais são os benefícios dessa técnica e os cuidados apos sua instalação

O seu dente sofre um trauma bastante agressivo e é necessário colocar um implante dentário. Até aí, tudo bem. Mas quando essa mesma região é lesionada, talvez seja necessário realizar o procedimento de reimplante dental.

O reimplante dental é visto como uma das condutas mais conservadoras do meio odontológico, pois permite a preservação da função e da estética, protela a necessidade de trabalhos protéticos e reduz o impacto psicológico.

O reimplante dentário é a introdução do dente avulsionado dentro de seu próprio alvéolo dentário logo após a ocorrência do traumatismo dentário.

O reimplante tem sido proposto como uma tentativa para reintegrar o elemento avulsionado a sua posição anatômica normal.

Fatores que podem alterar o prognóstico do reimplante dental

Aqui iremos listar alguns possíveis fatores que podem modificar o prognóstico do reimplante dentário:

  • tamanho ou extensão do trauma dentário;
  • tempo de permanência extra-alveolar;
  • meios de conservação e grau de contaminação da estrutura dentária;
  • forma como o dente é manipulado e condição do dente avulsionado.

Esses fatores podem desencadear problemas como uma inflamação periodontal, reabsorção radicular e anquilose alvéolo-dental, fatores fundamentais para o sucesso do reimplante.

Diferença entre implante x reimplante dentário

A principal diferença entre essas duas modalidades é que os implantes são dispositivos aloplásticos, ou seja, de natureza diferente da parte do organismo que os irá receber.

Na odontologia moderna costumam ser confeccionados em titânio, material biocompatível, bioinerte e neutro ao organismo humano.

Eles são colocados dentro dos ossos maxilares para sustentar dentes artificiais, similares aos perdidos.

Enquanto isso, um reimplante é a recolocação de um dente avulsionado, normalmente por algum trauma em seu próprio alvéolo.

Cuidados para que o dente possa ser reimplantado

Aqui iremos explicar o que deve ser feito em caso de traumatismo para preservação do dente e do alvéolo dental até que o paciente chegue na sala de cirurgia e possa reimplantar o seu dente.

Para começar, você deve limpar o órgão dentário de forma suave, evitando esfregá-lo, e nunca tocando em sua raiz. Em seguida, coloque-o de volta em sua boca. A saliva tem papel fundamental na conservação.

Quando a criança é muito nova, mãe pode utilizar a sua própria boca para armazenar a estrutura e evitar possíveis engasgos nos pequenos. Soro ou leite também são bons meios para conservar um dente, e podem ser utilizados.

Colocar o dente em um papel ou toalha pode propiciar com que ele desidrate, o que dificulta bastante a realização do reimplante. Logo, é recomendado que você não faça isso.

Cuidados após a instalação do reimplante

O principal cuidado é, logicamente, evitar qualquer novo trauma na região do reimplante. Uma vez que já houve um processo de avulsão, o paciente deve se atentar para não deixar que esse quadro se repita.

Como em qualquer outro procedimento de implante, é exigida uma atenção redobrada na higiene local. A presença de um implante na arcada dentária pode propiciar alguns problemas bucais, como a mucosite ou peri-implantite.

Por isso, em casos de reimplante dental, além da escovação comum, recomenda-se o uso de escovas interdentais e fio dental, já que conseguem atingir áreas de difícil acesso da limpeza tradicional.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.