O que é reimplante dental e quais seus benefícios

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra quais são os benefícios dessa técnica e os cuidados apos sua instalação

O seu dente sofre um trauma bastante agressivo e é necessário colocar um implante dentário. Até aí, tudo bem. Mas quando essa mesma região é lesionada, talvez seja necessário realizar o procedimento de reimplante dental.

O reimplante dental é visto como uma das condutas mais conservadoras do meio odontológico, pois permite a preservação da função e da estética, protela a necessidade de trabalhos protéticos e reduz o impacto psicológico.

O reimplante dentário é a introdução do dente avulsionado dentro de seu próprio alvéolo dentário logo após a ocorrência do traumatismo dentário.

O reimplante tem sido proposto como uma tentativa para reintegrar o elemento avulsionado a sua posição anatômica normal.

Fatores que podem alterar o prognóstico do reimplante dental

Aqui iremos listar alguns possíveis fatores que podem modificar o prognóstico do reimplante dentário:

  • tamanho ou extensão do trauma dentário;
  • tempo de permanência extra-alveolar;
  • meios de conservação e grau de contaminação da estrutura dentária;
  • forma como o dente é manipulado e condição do dente avulsionado.

Esses fatores podem desencadear problemas como uma inflamação periodontal, reabsorção radicular e anquilose alvéolo-dental, fatores fundamentais para o sucesso do reimplante.

Diferença entre implante x reimplante dentário

A principal diferença entre essas duas modalidades é que os implantes são dispositivos aloplásticos, ou seja, de natureza diferente da parte do organismo que os irá receber.

Na odontologia moderna costumam ser confeccionados em titânio, material biocompatível, bioinerte e neutro ao organismo humano.

Eles são colocados dentro dos ossos maxilares para sustentar dentes artificiais, similares aos perdidos.

Enquanto isso, um reimplante é a recolocação de um dente avulsionado, normalmente por algum trauma em seu próprio alvéolo.

Cuidados para que o dente possa ser reimplantado

Aqui iremos explicar o que deve ser feito em caso de traumatismo para preservação do dente e do alvéolo dental até que o paciente chegue na sala de cirurgia e possa reimplantar o seu dente.

Para começar, você deve limpar o órgão dentário de forma suave, evitando esfregá-lo, e nunca tocando em sua raiz. Em seguida, coloque-o de volta em sua boca. A saliva tem papel fundamental na conservação.

Quando a criança é muito nova, mãe pode utilizar a sua própria boca para armazenar a estrutura e evitar possíveis engasgos nos pequenos. Soro ou leite também são bons meios para conservar um dente, e podem ser utilizados.

Colocar o dente em um papel ou toalha pode propiciar com que ele desidrate, o que dificulta bastante a realização do reimplante. Logo, é recomendado que você não faça isso.

Cuidados após a instalação do reimplante

O principal cuidado é, logicamente, evitar qualquer novo trauma na região do reimplante. Uma vez que já houve um processo de avulsão, o paciente deve se atentar para não deixar que esse quadro se repita.

Como em qualquer outro procedimento de implante, é exigida uma atenção redobrada na higiene local. A presença de um implante na arcada dentária pode propiciar alguns problemas bucais, como a mucosite ou peri-implantite.

Por isso, em casos de reimplante dental, além da escovação comum, recomenda-se o uso de escovas interdentais e fio dental, já que conseguem atingir áreas de difícil acesso da limpeza tradicional.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.