Peri-implantite é causada pela má higienização de implantes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra os sintomas, prevenções e tratamentos desse problema

Colocar um implante dentário é um sonho para qualquer pessoa que não tem todos os dentes na boca. Mas esse sonho pode virar pesadelo quando o paciente desenvolve uma peri-implantite.

O tema é bastante debatido na área da implantodontia, uma vez que uma peri-implantite pode estragar o seu sorriso.

A peri-implantite é um processo inflamatório quase sempre irreversível, e que afeta os tecidos peri-implantes. Isso leva a perda óssea, o que consequentemente culmina na perda do implante osseointegrado.

A doença atinge pessoas que possuem implantes dentários e negligenciam a saúde bucal, uma vez que as infecções são causadas principalmente pela presença da placa bacteriana e do tártaro.

Tabagismo e um histórico de doenças periodontais também podem impulsionar o surgimento da doença.

Sintomas da peri-implantite

Geralmente a doença se manifesta principalmente através das gengivas, deixando elas com um aspecto avermelhado, liso e bastante inchado. Em alguns casos, o tecido mole pode até mesmo sangrar.

Quando o quadro se apresenta de forma mais agressiva, esses sangramentos costumam ser mais intensos, e muitas vezes podem ser acompanhados de pus, mau hálito e retração gengival.

Como posso me prevenir

Combater os agentes causadores da infecção é sempre a melhor maneira de se prevenir contra a doença, não é mesmo?

Por isso, o ideal é que você realize a higiene bucal corretamente, escovando os dentes pelo menos três vezes ao dia, sem esquecer do fio dental, é claro.

Você também pode utilizar antissépticos bucais, que eliminam uma grande quantidade de bactérias nocivas a nossa cavidade bucal.

Assim, o seu implante e sua boca limpinhos, e bem longe das infecções peri-implantes.

Outro fator de extrema importância é a reeducação do paciente. Um erro bastante comum é pensar que como os dentes são artificiais, eles não necessitam de tantos cuidados.

Trata-se de um pensamento completamente errado, pois a higienização bucal é primordial para qualquer tratamento reabilitador.

Com isso, é obrigação dos profissionais da implantodontia se certificar que seu paciente entendeu essa questão e a importância da higienização bucal.

 Infecções peri-implantes ocorrem em duas fases

Antes de se tornar uma peri-implantite, as infecções peri-implantes passam por uma fase inicial, que é menos agressiva, que recebe o nome de mucosite.

A grande diferença é que essa doença atua principalmente em nossa gengiva, não proporcionando uma perda óssea. Além disso, diferentemente da peri-implantite, a mucosite é reversível.

Tratamento da peri-implantite

O tratamento pode ser iniciado através da remoção do biofilme dental. Isso é essencial para prevenir uma progressão e para preparar o defeito para futuros procedimentos.

A partir daí é possível a realização de tratamentos regenerativos a partir de procedimentos cirúrgicos. Regeneração óssea guiada ou eliminação cirúrgica da bolsa são as principais opções.

Essa escolha normalmente é influenciada por fatores estéticos e localização na arcada dentária, e a melhor alternativa é escolhida em conjunto pelo dentista e seu paciente.

Além de tudo isso que já foi dito, é  recomendado visitar o seu dentista de confiança assim que sentir qualquer desconforto ou incômodo em seu implante.

Além de poder diagnosticar precocemente a presença de uma peri-implantite, o profissional ainda pode realizar um exame geral e detectar algum outro problema em sua boca.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.