Redução labial é possível? Saiba tudo sobre essa técnica!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Conheça a técnica de redução labial e os detalhes do procedimento

Os lábios são um símbolo de sensualidade para as mulheres. Entre os procedimentos mais realizados atualmente está o preenchimento labial. Mas, você já ouviu falar na redução labial?

O desejo de ter lábios menores, isto é, a procura pela técnica de redução labial é cada vez maior. De acordo com a sociedade americana de cirurgiões plásticos, a busca pela cirurgia apresentou um aumento de 60% nos EUA.

A cirurgia de redução labial, também chamada de queiloplastia redutora, é uma forte tendência nos países asiáticos, mas vem sendo exportada para outros lugares do mundo.

Apesar de possuir uma grande demanda estética, esse tipo de cirurgia também é utilizada para a correção da “boca torta”, em casos de paralisia facial, e para o aumento dos cantos da boca, por exemplo.

Que tal conhecer alguns detalhes do procedimento como cuidados pós operatórios? Confira!

Como é Realizada a Cirurgia de Redução Labial?

redução cirúrgica dos lábios é realizada por meio de uma incisão na parte interna dos lábios, inferiores ou superiores, de onde é retirada uma parte da mucosa considerada excessiva.

Em seguida, o cirurgião faz a saturação, de modo que os pontos formam uma linha responsável pelo novo contorno labial. Para essa cirurgia é utilizada apenas a anestesia local, sem necessidade de internação do paciente.

A cirurgia exclusivamente estética também possibilita que o “arco do cupido” – pequena curva localizada no meio do lábio superior – seja refeito, de maneira a ganhar mais destaque.

A tendência asiática de diminuição dos lábios normalmente inclui apenas o lábio superior e a acentuação do “arco do cupido”, enquanto o lábio inferior mantém sua espessura natural.

A cirurgia para diminuir os lábios normalmente é procurada para os seguintes fins:

Alguns cirurgiões podem ainda realizar a queiloplastia para o aumento de lábios.

Como é o Pós Operatório da Queiloplastia Redutora?

Após a cirurgia plástica na boca é possível que a região apresente edemas e inchaço por alguns dias. Contudo, as atividades habituais podem ser retornadas após 3 dias.

As recomendações do pós operatório incluem alguns cuidados como os citados a seguir:

  • Evitar realização de atividades físicas;
  • Permitir que os pontos se dissolvem sozinhos ou realizar a remoção manual entre 7 a 14 dias de cicatrização;
  • Usar compressas de solução fisiológica frias para aliviar os edemas;
  • Evitar alterações bruscas de temperatura e exposição ao sol;
  • Manter a alimentação normal;
  • Em casos de inflamações, é recomendado o uso de anti-inflamatórios e antibióticos, conforme a prescrição do seu médico;
  • Seguir todas as orientações médicas e realizar os retornos devidos conforme as indicações.

Vale lembrar que, como qualquer cirurgia, redução labial também possui riscos, como infecções, hematomas e resultados inesperados. Dessa forma, o mais indicado é a procura de um cirurgião com uma vasta experiência na área e que seja devidamente referenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

One Reply to “Redução labial é possível? Saiba tudo sobre essa técnica!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.