Recuperar esmalte do dente exige tratamento profissional

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Aplicação de flúor no consultório odontológico faz parte do tratamento para recuperação do esmalte dos dentes

Você sente dor nos dentes ao tomar uma bebida muito gelada ou muito quente? Possui manchas ou dentes amarelados? Se você se identifica, talvez seja necessário um tratamento para recuperar esmalte do dente.

O esmalte do dente é de extrema importância para a saúde bucal. Ele protege a parte interna de condições como cárie e sensibilidade. Portanto, recuperar esmalte do dente não é apenas uma questão estética, mas de saúde.

Contudo, a depender do nível de erosão, recuperar esmalte do dente demanda a ajuda do dentista que poderá realizar o tratamento adequado para cada caso.

Além disso, uma rotina de higiene apropriada também ajudará na recuperação e fortalecimento do esmalte dentário.

O Que é o Esmalte dos Dentes?

Antes de saber como recuperar é preciso entender o que é o esmalte dos dentes.

O esmalte dos dentes é o tecido fino e duro que reveste a coroa do dente, isto é, sua camada mais externa e visível.

Trata-se do tecido mais mineralizado do corpo, sendo sua composição 96% de material mineralizado e 4% de água e materiais orgânicos. Isso quer dizer que sua consistência é bastante dura e resistente.

A função do esmalte dentário é proteger as estruturas internas dos dentes contra temperaturas excessivamente altas e do desgaste do elemento dental pelos seus processos.

É o esmalte o primeiro a combater os agentes externos que são prejudiciais à saúde bucal, como as bactérias.

O Que Causa o Desgaste do Esmalte do Dente?

Apesar de ser resistente, é quase inevitável que, com o passar dos anos, o esmalte não se desgaste.

Mas você sabe o que causa o desgaste do esmalte do dente?

O desgaste é causado, principalmente, pela corrosão dos alimentos que consumimos ao longo da vida.

Trata-se do processo de desmineralização dos dentes. Ou seja, a perda gradual de minerais causada pela acidez de alimentos e dos ácidos produzidos pelas bactérias dentro da boca.

Os alimentos ácidos possuem um papel importante no processo de desgaste do esmalte.

Da mesma forma, excesso de açúcares e carboidratos alimentam as bactérias que, por sua vez, produzem ácidos que correm o esmalte. Dentre esses alimentos podemos citar como exemplo:

  • Refrigerantes;
  • Vinho;
  • Frutas ácidas;
  • Doces;
  • Alimentos ricos em amido.

Fora isso, doenças gastrointestinais, como gastrite e refluxo, podem prejudicar o esmalte devido ao nível de acidez causado na boca.

O Que Fazer Para Recuperar o Esmalte do Dente?

Se você desconfia que o esmalte do seu dentes está desgastado provavelmente deve estar se perguntando o que fazer para recuperar o esmalte do dente.

O primeiro passo é a consulta odontológica. Apenas um dentista poderá avaliar o nível de desgaste do esmalte dos seus dentes, determinando, assim, o tratamento mais adequado para o seu caso.

Os casos mais graves podem pedir um revestimento de porcelana para proteção da dentina exposta.

Porém, se o desgaste for mais brando, a aplicação do flúor no consultório pode ser um ótimo tratamento, uma vez que o flúor atua no processo de mineralização e desmineralização natural dos dentes.

Além disso, manter uma rotina de higiene adequada, utilizando creme dental com flúor e de baixa abrasividade, escova com cerdas macias e passando sempre o fio dental também contribuem para recuperar esmalte dos dentes.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!