Recobrimento radicular é alternativa de tratamento

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como o recobrimento radicular é realizado na área da odontologia

O nosso sorriso é muito importante. Ele mostra como está a estética e a saúde bucal. Nos casos em que ocorre a recessão gengival, os profissionais indicam o recobrimento radicular como alternativa de tratamento.

É a partir do recobrimento radicular que os pacientes conseguem restabelecer as funcionalidades e a estética dos elementos bucais.

O recobrimento radicular é um procedimento realizado para cobrir as raízes em casos de recessão gengival.

Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas e mostrar curiosidades sobre o recobrimento radicular na odontologia. Vamos começar?

Conhecendo Mais Sobre a Recessão Gengival

A recessão gengival é um alteração que compromete a margem da gengiva. Como consequência, a superfície radicular, ou seja, a região com a raiz dentária, fica exposta.

Assim, as principais causas para a recessão gengival são:

  • Inflamação na gengiva;
  • Traumas na região da boca;
  • Má higienização oral;
  • Perdas ósseas;
  • Tecido da gengiva delgado;
  • Infecções;
  • Acúmulo de tártaro;
  • Uso inadequado de aparelhos ortodônticos;
  • Doença periodontal;
  • Má oclusão dentária; e
  • Bruxismo.

Tratamento Com o Recobrimento Radicular

Os profissionais da odontologia indicam o recobrimento radicular como tratamento porque ele protege as raízes e restabelece a funcionalidade e estética na região.

Além disso, o procedimento impede que que a recessão evolua e traga mais riscos para a saúde bucal, como:

Após a avaliação do quadro clínico do paciente, o profissional indica o recobrimento das raízes como tratamento. O modo como o profissional realizará as técnicas de recobrimento radicular vai depender de alguns fatores.

O primeiro deles é o volume e espessura presente na região gengival. Além disso, os profissionais avaliam a altura do osso remanescente e qual a quantidade da superfície da raiz que está exposta.

Os tipos de recobrimentos são feitos de acordo com as características da recessão.

Dessa forma, podem existir recessões:

  • Unitárias;
  • Múltiplas;
  • Mandíbula;
  • Maxilar;
  • Pelo formato da gengiva ao redor dos dentes;
  • Profunda; e
  • Rasa.

Curiosidade: o recobrimento radicular de recessões múltiplas é o procedimento mais realizado na área da odontologia.

Além do recobrimento, o profissional pode indicar outros tipos de cirurgia gengival. No entanto, a indicação é feita após uma avaliação criteriosa do quadro clínico do paciente.

Assim, o dentista pode exigir exames de imagens para ter uma visão integral e detalhada antes de realizar o diagnóstico e indicações dos melhores tratamentos.

Qual Profissional é Responsável Pelo Procedimento?

Na área odontológica, é possível encontrar diversos profissionais com especializações. Mas, afinal, qual deles realizam esse procedimento?

Bom, o profissional responsável pelo procedimento do recobrimento das raízes é o periodontista.

Eles são os responsáveis pelo cuidado, diagnóstico e tratamentos de questões relacionadas ao suporte dos dentes e ao sistema de implantação.

Dessa forma, em linhas gerais, o periodontista cuida do ligamento periodontal e o osso alveolar.

Curiosidade: o nome da área de atuação dos periodontistas é a Periodontia.

Agora que você sabe mais sobre o recobrimento radicular, que tal marcar um consulta com o dentista? Desse modo, você entende se o procedimento é o mais indicado para o seu quadro clínico.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.