Raiz supranumerária não apresenta sintomas no paciente

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda um pouco mais sobre esta anomalia bocal assintomática

Nossa cavidade oral pode sofrer com algumas alterações de tamanho, forma e quantidade. Entre elas, podemos citar o dente e a raiz supranumerária.

Entretanto, neste artigo, o nosso objetivo é explorar apenas a raiz supranumerária. É interessante começar dizendo que a anomalia acomete, principalmente, os terceiros molares permanentes.

Raiz supranumerária são alterações que modificam a quantidade de raízes de um determinado elemento dentário.

O distúrbio geralmente está associado a algum trauma, doença metabólica ou simplesmente a uma pressão exercida nos dentes.

Sobre a Raiz Dentária

A raiz do dente é a parte que conecta a estrutura ao resto do corpo. Sua função pode ser comparada às funções da raiz de uma árvore. Assim, ela pode ser única ou ramificada.

Ela é responsável por prender o dente ao osso, se conectando ao seu interior através de diversos canais. Trata-se da única conexão direta que a estrutura dentária possui com o resto de nosso corpo.

Quantas Raízes Possui Cada Dente?

Nós elaboramos uma listinha com o número de raízes e canais de cada dente. No entanto, é importante ressaltar que esses números podem variar de pessoa para pessoa:

  • Dentes incisivos e caninos superiores: eles têm uma raiz e um canal. Raramente dois canais são encontrados;
  • Incisivos inferiores: tem uma raiz e costuma ter um ou dois canais;
  • Caninos inferiores: A grande maioria dos casos apresentam um canal. Há alguns casos com dois canais. Apresenta uma raiz;
  • Primeiros pré-molares superiores: eles têm duas raízes e dois canais em praticamente todos os casos;
  • Segundos pré-molares: eles têm uma raiz e um canal na maior parte dos casos, mas não é raro encontrar dois canais;
  • Pré-molares inferiores: a maioria possui uma raiz e um canal, mas não é raro encontrar dois canais;
  • Molares superiores: a grande maioria apresenta três raízes e a maioria apresenta mais de um canal, sendo normal encontrar quatro canais;
  • Molares inferiores: costumam ter duas raízes e três ou quatro canais.

Principais Problemas Relacionados à Raiz

Diversos problemas bucais podem afetar, seja direta ou indiretamente, a raiz dos nossos dente. Por ser uma parte tão importante da estrutura do dente, ela deve ser preservada e cuidada com muita atenção.

A seguir, listamos algumas doenças que podem prejudicar a raiz do dente. Confira:

  • Raiz do dente exposta;
  • Periodontite;
  • Cáries;
  • Infecções e traumas no dente;
  • Entre outros.

Como Saber se Possuo uma Raiz Supranumerária?

O problema geralmente é encontrado a partir de um exame radiográfico de rotina. Isso porque ele é bastante silencioso, não apresentando nenhum sintoma.

Assim, as consultas de rotina se demonstram cada vez mais importantes. A partir delas, diversos problemas que estão “escondidos” podem ser identificados pelo dentista.

Problemas Causados Pela Raiz Supranumerária

O principal problema acontece durante a exodontia (extração dentária) e o tratamento endodôntico em dente com raiz supranumerária.

Assim, é necessário um exame radiográfico pré-operatório para avaliar a situação de maneira mais precisa. Somente a partir disso, é que o profissional pode verificar se os tratamento serão possíveis naquela dentição ou não.

É interessante dizer que, para a raiz supranumerária em si, não é necessário a realização de nenhum tipo de tratamento. Portanto, essa alteração só exige cuidado por parte do profissional em certos procedimentos.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.