Raiz residual pode ser resultado de dente quebrado

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra como prevenir esse problema

Você está tranquilo em casa, se deliciando com uma pipoca ou até mesmo uma bala e de repente, “crack”, o seu dente quebra. Aí, é bom ficar esperto, isso pode causar raiz residual.

Além de acidentes, a raiz residual também pode ser fruto de um procedimento cirúrgico mal realizado, como uma extração dentária, por exemplo.

A raiz residual nada mais é que um resto ou pedaço de dente que ficou preso ao osso por algum motivo, como os citados acima.

Ela pode ser bastante perigosa, uma vez que não costuma ser muito visível, ficando em lugares escondidos ou até mesmo dentro da gengiva do paciente.

Sintomas

Com já foi dito, em muitos casos de raízes residuais, o problema não é muito aparente. Ainda assim, mesmo sem saber sobre o que se trata, é normal que o paciente note o surgimento de alguns incômodos, tais como:

  • Mau hálito, pois alguns alimentos se depositam no espaço formado pelo dente quebrado;
  • Dor local;
  • Dificuldade para mastigar os alimentos.

Tratamentos para raiz residual

Como vimos, cada quadro ocorre por determinado motivo. Sendo assim, para cada um deles, existe um procedimento específico para a reabilitação.

Quando a raiz é fruto de uma extração mal realizada, ela ficará retida dentro do osso, podendo aparecer na gengiva com o passar do tempo.

Assim, o tratamento se baseia em uma nova cirurgia de remoção, chamada de exodontia de raiz residual, que consiste em retirar o pedaço do dente que sobrou.

Em outras situações, o normal é que o dentista peça que o paciente realize radiografias. A partir daí é possível analisar os detalhes do órgão dental, definindo se ele deve ser extraído ou restaurado.

Quando a opção é por realizar uma extração, o ideal é preencher os buracos deixados com próteses fixas ou removíveis o quanto antes.

O problema também não pode ser ignorado. Mesmo que o paciente não se incomode com os sintomas, a raiz residual deve ser removida.

Elas concentram dentro de si milhões de bactérias, protozoários e fungos nocivos ao nosso corpo, e que podem causar diversas infecções.

Esses microorganismos podem, inclusive, desencadear doenças cardiovasculares. Eles chegam ao osso pelo canal da raiz, e, em seguida, podem chegar ao coração através de nossa corrente sanguínea.

Portanto, tratando as raízes residuais você também deixa o seu coração saudável e longe de impurezas.

Como posso me prevenir?

A prevenção acontece por meio de uma higiene bucal adequada. O recomendado é utilizar escovas de dente bem macias e sempre passar o fio entre os dentes.

Como o inconveniente é causado por um dente quebrado, é legal se prevenir para que essas lesões não ocorram.

Um dente quebrado pode ser causado por inúmeros fatores: acidentes, quedas, cáries profundas e outros problemas relacionados à saúde bucal.

Hábitos como ranger os dentes, problema conhecido como bruxismo, também é um dos possíveis motivos para que um dente quebre ou rache.

Logo, é bom ficar atento a esses detalhes para que essas contusões não aconteçam e você não sofra com uma raiz residual.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.