Entenda como o produto é aplicado, suas indicações e contraindicações
Após fazer grande sucesso em terras estrangeiras, uma inovadora técnica de rejuvenescimento facial chega ao Brasil: o Radiesse.
A grande vantagem é que o Radiesse, diferente de outros tratamentos, pode ser aplicado em qualquer época do ano, já que não possui restrições quanto à exposição da pele ao sol.
Radiesse é um implante injetável com efeito preenchedor que proporciona a correção de marcas de expressão facial. Geralmente ela é utilizada com o intuito de aumentar o tecido subdérmico da região facial.
Como Funciona o Radiesse?
O implante injetável possui microesferas de hidroxiapatita de cálcio suspensas em gel aquoso de glicerina e carboximetilcelulose de sódio.
Essa combinação estimula a síntese natural do colágeno da pele. Assim, a epiderme readquire uma consistência e elasticidade, deixando o paciente com uma aparência mais jovial.
O preenchimento com Radiesse ainda suaviza as linhas do sorriso e contorna a linha mandibular.
Entretanto, é sempre bom lembrar que os resultados variam. Eles dependem da capacidade individual de cada pessoa na produção de colágeno, o que depende da idade, estilo de vida e metabolismo do paciente.
O comum é que os efeitos sejam perceptíveis, em média, após 3 semanas da realização do tratamento. Eles podem ser bastante duradouros, prolongando-se entre 1 e 2 anos.
Após esse período, é normal que as ruguinhas e marcas de expressão voltem a aparecer, sendo necessário uma segunda aplicação do produto.
Como o Radiesse é Aplicado?
A substância é injetada delicadamente na pele do paciente, geralmente em quantidades pequenas, através de uma agulha extremamente fina. O processo é indolor.
Em seguida, a pele recebe uma massagem bastante específica, com a finalidade de distribuir melhor o produto nessa superfície.
Nos dias seguintes podem surgir hematomas, vermelhidão e inchaço local, que somem em no máximo uma semana. Durante este período, o ideal é não se esquecer de usar filtro solar e base para corrigir as manchinhas.
Indicações e Contraindicações Para Radiesse
Geralmente o Radiesse é indicado para combater rugas profundas, como sulco nasolabial e mentolabial, correção de perda de volume facial e contorno do ângulo da mandíbula.
Entretanto, é sempre bom lembrar que o produto possui uma série de contraindicações que devem ser levados em conta, como:
- Presença de inflamação ou infecção aguda e/ou crônica na área a ser tratada;
- Para pacientes com hipersensibilidade a qualquer dos componentes da fórmula;
- Pacientes com predisposição a desenvolver inflamações na pele ou em pacientes com tendência a cicatrizes hipertróficas;
- Para a correção de ruga superciliar;
- Na presença de corpos estranhos tais como silicone e outras partículas;
- Em áreas inadequadas, como tecido vascularizado;
- Em pacientes com distúrbios sistêmicos que causem diminuição da cicatrização ou deterioração do tecido sobre o implante.
Também é importante ressaltar que existem alguns perigos quando falamos sobre a interação medicamentosa deste produto com o corpo.
Diversos estudos indicam que o Radiesse não deve ser utilizado em pacientes em uso de ácido acetilsalicílico ou qualquer outro tipo de medicamento que possa inibir o processo natural de cicatrização após sua aplicação.