Rabdomioma é uma neoplasia benigna localizada na boca

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O rabdomioma faz parte do grupo de neoplasias benignas que pode atacar a boca

Existem centenas de neoplasias que podem atacar o corpo humano, das malignas as benignas. Dentre as benignas que atacam a boca, podemos destacar o rabdomioma.

O rabdomioma tem índices baixíssimos, além de ser facilmente curado. Mesmo assim, é importante ter todas as informações contra esse tipo de neoplasia. Por isso, acompanhe este artigo até o final!

Rabdomioma é uma neoplasia benigna que pode acometer o coração ou a região intra-oral. Sua identificação pode ser feita na fase fetal ou na fase adulta, sem casos registrados em crianças. O controle é feito basicamente com uso de cirurgia e acompanhamento medicamentoso pós-operatório.

Características do Rabdomioma

O Rabdomioma na odontologia é considerado uma neoplasia rara e de cuidado fácil. Na maioria das vezes, essa doença não oferece sinais ou sintomas diferenciados.

Assim, seu diagnóstico costuma ser dado quando o tumor intra-oral cresce, e o volume chama atenção do paciente. A partir daí, são feitos exames clínicos, exames de imagem e biópsia, se necessário.

Desse modo, a neoplasia benigna pode aparecer:

  • Na face e região periauricular;
  • Na região intra-orais – sendo que essas lesões intra-bucais são observadas em soalho bucal, palato mole e base de língua.

Tratamento e Prognóstico do Rabdomioma

O rabdomioma tem prognóstico favorável. Portanto, o tratamento, na grande maioria dos casos, é completamente efetivo, e a doença não retorna.

O tratamento mais comum é a cirurgia de remoção. Nessa cirurgia, o cirurgião-dentista irá coletar todo o tecido comprometido pela neoplasia. Se necessário, também pode ser feita a reparação dos tecidos saudáveis do local.

Após a cirurgia, o paciente irá seguir em tratamento e acompanhamento por alguns meses. Apesar de ser uma neoplasia benigna, é importante fazer esse controle e observar as reações do corpo após a doença.

Outras Neoplasias da Boca

A boca, infelizmente, é um local acometido por uma série de neoplasias. Isso significa que precisamos ficar atentos a qualquer sinal que essa região nos envie.

É considerado um sinal de alerta os seguintes sintomas:

  • Lesões na boca;
  • Sangramento dentro da boca;
  • Inchaço na bochecha, na gengiva, no palato ou em qualquer outra região bucomaxilofacial;
  • Sensibilidade excessiva nos dentes ou nos tecidos moles;
  • Manchas vermelhas ou brancas em alguma parte dentro da boca;
  • Dores;
  • Inchaços ou crescimento de uma região oral de forma indolor;
  • Dificuldade para mastigar.

Prevenção do Rabdomioma e outras Neoplasias

No caso do rabdomioma fetal, a melhor forma de prevenção e cuidado é realizar um pré-natal adequado. Já nos adultos, os cuidados de prevenção são os mesmos que para outras neoplasias.

Ter uma atenção minuciosa com a saúde bucal é essencial para diminuir os riscos de problemas futuros. Assim, separamos algumas recomendações para você seguir.

Escove os dentes depois de acordar, depois das refeições e antes de ir dormir. Além dos mais, faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes.

Lembre de sempre escovar a língua também, porque ela também tem bactérias bucais que podem fazer mal a saúde. Mas, é importante tentar não passar a escova bruscamente.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.

O seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal todos os dias.

Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada. Por isso, consuma bastante vitaminas e nutrientes. Não esqueça de se manter hidratado sempre que puder.

Gostou de saber mais sobre o rabdomioma? Continue acompanhando os artigos da Simpatio para descobrir mais doenças bucais.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.