Queilite actínica é primeiro indício de lesão maligna

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui quais são os melhores tratamentos para a queilite actínica

Já sabemos que o sol pode afetar a nossa pele. Mas, você sabia que ele também pode prejudicar os nossos lábios e saúde bucal? Pois é, uma alteração que pode se manifestar é a queilite actínica.

O nome pode parecer estranho, mas fique tranquilo! Nesse artigo iremos entender tudo sobre a queilite actínica. No entanto, primeiro vamos entender o que ela é.

A queilite actínica é uma lesão no lábio inferior. Ela é uma ferida pré-maligna. Por isso, é ideal se cuidar e visitar um profissional.

Também conhecida como ceratose actínica do lábio, ela afeta pessoas com idade avançada, pele clara e que se expõem muito à luz solar.

Diagnóstico da Queilite

Para ter um diagnóstico certeiro, o profissional realizará os exames clínicos. Eles são divididos em: anamnese e físico. A anamnese é uma entrevista.

Ou seja, o profissional faz um questionário para ter informações importantes sobre o paciente.

No exame físico, o profissional analisa toda a região anatômica bucal do paciente. Caso perceba os sintomas da ferida nos lábios, ele confirma o diagnóstico.

Mas, é preciso fazer uma biópsia da lesão. Isso porque ela pode indicar um câncer no lábio.

O diagnóstico é feito, principalmente, pelo cirurgião-dentista especialista em Estomatologia.

Quais são os sintomas da queilite actínica?

Os sintomas da queilite actínica são:

  • Vermelhidão;
  • Manchas brancas;
  • Feridas abertas;
  • Ressecamento;
  • Perda do limite do lábio inferior;
  • Escamação; e
  • Lábio com aspecto áspero.

Causas da queilite actínica

Como já vimos, a maior causa da lesão é a exposição solar. Os raios ultravioleta atingem o lábio inferior causam a ferida pré-maligna.

No entanto, a lesão também está associada ao tabagismo e má higienização bucal.

Tratamentos da ceratose actínica do lábio

A queilite é uma lesão pré-maligna. Assim, ela pode se desenvolver e trazer riscos mais agressivos para a sua saúde, como o câncer no lábio.

Por isso, quanto mais cedo você fizer um tratamento, melhor. Uma das opções é fazer a remoção da ferida. Outra opção é o uso de medicamentos tópicos e até a remoção com laser.

Caso a lesão se desenvolva em um carcinoma, o profissional pode sugerir uma cirurgia.

Como posso me prevenir?

A primeira coisa a se fazer é começar a usar protetores solares labiais com fator de proteção solar (FPS). Isso evita a exposição do lábio à luz solar em excesso.

Mas, também não devemos esquecer da higiene oral. Escove os dentes 30 minutos depois das refeições e também antes de dormir. Faça movimentos suaves e que alcancem todos os lados do dente.

Escove a sua língua. Não faça movimentos bruscos para não causar alguma ferida.

Além disso, não esqueça de passar o fio dental pelo menos uma vez ao dia! Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.

O seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal todos os dias.

Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada. Por isso, consuma bastante vitaminas e nutrientes. Não esqueça de se manter hidratado sempre que puder.

Como vimos, uma das causas da lesão é o tabagismo. Por isso, evite fumar. Com uma higiene oral em dia, você pode manter uma saúde bucal agradável.

Se previna e tenha um sorriso perfeito! Além disso, faça consultas regulares ao seu dentista de confiança e tire todas as suas dúvidas sobre a queilite actínica.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.