Puberdade requer atenção dos jovens à saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Nessa fase de tantas mudanças, tratamentos odontológicos são extremamente importantes

Passar pela puberdade é algo que acontece com todos. E quem já atravessou essa etapa, sabe das transformações que acontecem em todo o corpo.

Mudanças relacionadas à odontologia também ocorrem na puberdade, principalmente devido ao comportamento em transição ocasionada pelos hormônios nesse momento.

Puberdade é período de transição entre a infância e a adolescência. Ela envolve mudanças físicas e psicológicas. Além disso, é o momento em que ocorre o desenvolvimento sexual, a aceleração do crescimento, e o início das funções reprodutivas.

Puberdade afetando a saúde bucal

É comum o aparecimento de doenças periodontais na puberdade. Sinais inflamatórios da gengivite, por exemplo, ficam muito mais evidentes nesse período e com intenso eritema e edema.

Devido a todas as mudanças fisiológicas no organismo, é possível detectar algumas alterações transitórias no metabolismo dos tecidos.

A alta concentração de hormônios sexuais no tecido da gengiva, saliva e fluido gengival, agrava a resposta tecidual, e os hormônios influenciam a flora bacteriana.

Desse modo, eles provocam alterações na flora subgengival, causando então a gengivite na puberdade.

Nas áreas onde existe o acúmulo de alimentos, de placa bacteriana e de cálculo depositados, pode ocorrer uma reação de hiperplasia gengival.

Uma consequência das alterações hormonais que ocorrem nessa fase é o sangramento gengival com pequenas quantidades de biofilme dental, uma camada bacteriana que reveste os dentes.

Tratamento periodontal na puberdade

Em pacientes na fase da puberdade, o tratamento consiste em um rigoroso controle da placa bacteriana por meio de escovação correta. Sendo fundamental o uso do fio dental.

Alguns procedimentos que são feitos nesses casos são:

  • Controle químico com uso de clorexidina tópica em forma de bochecho;
  • Raspagem dental e supra e subgengival;
  • Alisamento corono-radicular para descontaminar a parede dental;
  • Aplicação de flúor.

Um aumento no sulco gengival tem sido observado durante o período menstrual das mulheres. Por isso, em certos casos, isso associa-se a um aumento na mobilidade dos dentes.

Além disso, é fundamental que o cirurgião-dentista explique para seus pacientes a importância da saúde bucal e os instrua a realizar uma higiene bucal efetiva.

Dessa forma, ao realizar todos esses procedimentos, é importante monitorar a forma como as mudanças comportamentais influenciam no controle do biofilme.

Um procedimento favorável para essa fase, é a extração do dente do SISO. As raízes ainda não estão totalmente formadas e a fixação desses dentes na estrutura óssea não está completa.

Além disso, a recuperação dos jovens é mais rápida do que de pessoas mais velhas. Porém, apenas um profissional qualificado por indicar a extração do siso e realizar o procedimento.

Autoestima na Puberdade

Por ser um período de transformações, a aceitação dos jovens para com seus próprios corpos acaba se tornando muito mais rigorosa e exigente.

Nessa etapa, o sorriso costuma afetar diretamente na construção da autoestima. Na odontologia, existe uma área específica para lidar com pacientes adolescentes, chamada Odontohebiatria.

A estética dental, influencia tanto no lado emocional, quanto em questões sociais dos jovens. Por isso, cuidar da saúde bucal de forma geral é tão importante.

O uso de aparelhos ortodônticos também influencia diretamente na estética. Muitos pacientes não gostam de usá-los por interferir na aparência. Porém, a má formação dos dentes também é um incômodo.

Cabe ao dentista instruir seus pacientes de que a puberdade é um momento que precisa de cuidados extras. Portanto, melhor que sejam tratados ainda nessa época do que posteriormente.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!