Nessa fase de tantas mudanças, tratamentos odontológicos são extremamente importantes
Passar pela puberdade é algo que acontece com todos. E quem já atravessou essa etapa, sabe das transformações que acontecem em todo o corpo.
Mudanças relacionadas à odontologia também ocorrem na puberdade, principalmente devido ao comportamento em transição ocasionada pelos hormônios nesse momento.
Puberdade é período de transição entre a infância e a adolescência. Ela envolve mudanças físicas e psicológicas. Além disso, é o momento em que ocorre o desenvolvimento sexual, a aceleração do crescimento, e o início das funções reprodutivas.
Puberdade afetando a saúde bucal
É comum o aparecimento de doenças periodontais na puberdade. Sinais inflamatórios da gengivite, por exemplo, ficam muito mais evidentes nesse período e com intenso eritema e edema.
Devido a todas as mudanças fisiológicas no organismo, é possível detectar algumas alterações transitórias no metabolismo dos tecidos.
A alta concentração de hormônios sexuais no tecido da gengiva, saliva e fluido gengival, agrava a resposta tecidual, e os hormônios influenciam a flora bacteriana.
Desse modo, eles provocam alterações na flora subgengival, causando então a gengivite na puberdade.
Nas áreas onde existe o acúmulo de alimentos, de placa bacteriana e de cálculo depositados, pode ocorrer uma reação de hiperplasia gengival.
Uma consequência das alterações hormonais que ocorrem nessa fase é o sangramento gengival com pequenas quantidades de biofilme dental, uma camada bacteriana que reveste os dentes.
Tratamento periodontal na puberdade
Em pacientes na fase da puberdade, o tratamento consiste em um rigoroso controle da placa bacteriana por meio de escovação correta. Sendo fundamental o uso do fio dental.
Alguns procedimentos que são feitos nesses casos são:
- Controle químico com uso de clorexidina tópica em forma de bochecho;
- Raspagem dental e supra e subgengival;
- Alisamento corono-radicular para descontaminar a parede dental;
- Aplicação de flúor.
Um aumento no sulco gengival tem sido observado durante o período menstrual das mulheres. Por isso, em certos casos, isso associa-se a um aumento na mobilidade dos dentes.
Além disso, é fundamental que o cirurgião-dentista explique para seus pacientes a importância da saúde bucal e os instrua a realizar uma higiene bucal efetiva.
Dessa forma, ao realizar todos esses procedimentos, é importante monitorar a forma como as mudanças comportamentais influenciam no controle do biofilme.
Um procedimento favorável para essa fase, é a extração do dente do SISO. As raízes ainda não estão totalmente formadas e a fixação desses dentes na estrutura óssea não está completa.
Além disso, a recuperação dos jovens é mais rápida do que de pessoas mais velhas. Porém, apenas um profissional qualificado por indicar a extração do siso e realizar o procedimento.
Autoestima na Puberdade
Por ser um período de transformações, a aceitação dos jovens para com seus próprios corpos acaba se tornando muito mais rigorosa e exigente.
Nessa etapa, o sorriso costuma afetar diretamente na construção da autoestima. Na odontologia, existe uma área específica para lidar com pacientes adolescentes, chamada Odontohebiatria.
A estética dental, influencia tanto no lado emocional, quanto em questões sociais dos jovens. Por isso, cuidar da saúde bucal de forma geral é tão importante.
O uso de aparelhos ortodônticos também influencia diretamente na estética. Muitos pacientes não gostam de usá-los por interferir na aparência. Porém, a má formação dos dentes também é um incômodo.
Cabe ao dentista instruir seus pacientes de que a puberdade é um momento que precisa de cuidados extras. Portanto, melhor que sejam tratados ainda nessa época do que posteriormente.