Protocolo de Branemark: o que é? Quais suas vantagens?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Possibilitando uma reabilitação oral, traz de volta um sorriso mais harmônico

Se você está prestes a passar por um procedimento com implantes dentários e fez algumas pesquisas sobre o assunto, provavelmente leu algo sobre o protocolo de Branemark.

Dessa forma, é muito importante que o cirurgião-dentista conheça o protocolo de Branemark, caso o paciente chegue ao consultório questionando algo sobre o assunto.

O protocolo de Branemark é um tratamento que tem como objetivo promover a total reabilitação oral em pacientes que tenham sofrido com a perda dos dentes da arcada, e também, que têm problemas com a reabsorção óssea.

Indicação do Protocolo de Branemark

Na maioria dos casos em que a perda óssea é muito grande, fica ligeiramente mais complicado de se instalar um implante para cada um dos dentes perdidos.

Dessa forma, o ideal para tal situação é que sejam fixas diversas coroas, todas juntas e ainda sobre um mesmo implante. É exatamente neste caso que o protocolo de Branemark entra em ação.

Isso se deve ao fato de que, a principal ação do protocolo é que, nele, são instalados quatro, cinco, ou ainda seis implantes juntos. Servindo como sustentação para uma prótese total fixa.

Normalmente, elas costumam contar com cerca de doze coroas unidas. Essas são então apoiados em uma barra metálica, que irá garantir que haja a estabilidade na hora em que os implantes forem ser fixados.

Ficou interessado sobre esse tipo de reabilitação oral? Então continue lendo que iremos explicar mais detalhes sobre a técnica!

Técnica do Protocolo de Branemark

É importante saber que essa técnica é realizada em duas etapas, uma cirúrgica e outra protética. Normalmente, costuma haver um intervalo que pode durar de quatro a seis meses entre cada uma delas.

Ainda assim, devido a todos os avanços que vêm ocorrendo na área da implantodontia, já existem tratamentos que possibilitam que esse intervalo seja de apenas 72h.

Esse procedimento que envolve o protocolo sobre implantes é conhecido como carga imediata.

Porém, o que determina então esse intervalo é se há uma estabilidade no implante que foi obtida durante a fase da cirurgia. Esta costuma ser medida com a ajuda de instrumentos específicos.

Além disso, os exames de imagem também possibilitam a previsão dessa estabilidade com uma boa chance de assertividade.

Porém, somente no momento em que o implante dentário for instalado, ou seja, durante a cirurgia, é que se consegue a exatidão.

Vantagens do Protocolo de Branemark

Uma das principais vantagens do protocolo de Branemark na mandíbula é que ele oferece uma estabilidade muito maior do que quando comparado à prótese removível, por exemplo.

Dessa forma, ele consegue oferecer então uma maior qualidade tanto na mastigação quanto na fala do paciente.

Além disso, o protocolo de Branemark na maxila, fora toda essa estabilidade, é fornece ainda a vantagem de que o protocolo não cobre o céu da boca.

Isso é algo que ocorre, por exemplo, em pacientes que fazem uso das próteses removíveis, como a dentadura. Por não cobrir essa área, acaba oferecendo mais conforto e segurança.

Dessa forma, o protocolo de Branemark é um avanço importante também para a área da dentística, uma vez que não somente repõe os dentes, mas parte da gengiva que é perdida no processo de reabsorção.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!