Prótese Metal Free é a melhor opção no mercado?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Prótese metal free é uma das opções no mercado para pacientes que querem a melhor estética no sorriso

Os especialistas em Implantodontia são os profissionais mais adequados para indicar o uso de próteses dentárias. Além disso, determinam qual o melhor tipo para cada caso, por exemplo a colocação da prótese metal free.

Existem diversos materiais e tipos de próteses. Porém, neste artigo  vamos explicar em detalhes as vantagens e desvantagens da prótese metal free.

Prótese metal free é produzida sem nenhum tipo de metal. É justamente por isso que recebe esse nome. O material usado é a porcelana, a zircônia e a alumina. A maior vantagem dessa prótese é a estética, por sua cor natural.

Quando a prótese metal free é indicada?

As próteses livres de metal ou as coroas metal free são duas ótimas opções para diversos tratamentos que visam, principalmente, a estética.

Por isso, sua indicação é dada para pacientes que querem recuperar um ou mais dentes e tem como objetivo manter a naturalidade do sorriso.

No entanto, em alguns casos, essa prótese pode não ser indicada. Pacientes com caso de bruxismo, DTM, mordida forte ou torna, não são indicados para esse tipo de prótese.

Próteses metal free são frágeis?

As próteses metal free não são frágeis. Se fossem, elas sequer seriam comercializadas, certo?

Porém, não podemos esquecer que elas não são a única opção do mercado. E quando comparadas as outras próteses e coroas, suas desvantagens ficam mais evidentes.

Por exemplo, as próteses de metal ou metalocerâmicas (que unem metal e porcelana) são bem mais resistentes e tem mais durabilidade. Além disso, elas duram mais inclusive para pacientes com problemas bucais, como:

  • Bruxismo;
  • DTM;
  • Mordida forte ou torna.

Assim, as próteses de porcelana são consideradas mais frágeis. No entanto, é mais pela comparação do que pela qualidade do material aplicado.

Prótese Metal Free x Metalocerâmica

Muitas vezes os pacientes ficam em dúvida entre essas duas opções. Isso porque as duas são as que oferecem uma melhor saída estética comparadas com as outras opções no mercado.

Por isso, decidimos compará-las para que você consiga escolher a opção que realmente atende todas as suas necessidades. Confira:

Estética

Nós já comentamos anteriormente que as próteses metal free (ou de porcelana) são as melhores nesse quesito. No entanto, as metalocerâmicas também possuem porcelana na sua estrutura. Assim, o que as diferenciam?

A  diferença entre elas fica por conta da estrutura interna que envolve o dente, que se chama casquete.

Na metal free, essa parte interna é feita com zircônia e alumina. Ou seja, a estrutura interna é mais clara e mais parecida com a estrutura natural.

Já na metalocerâmica, a estrutura interna é feita de metal. Isso pode causar uma sombra acinzentada ao dente, pois o metal não facilita a passagem de luz.

Também há casos em que o metal acaba oxidando. Isso pode alterar a cor da gengiva próxima ao dente ou até mesmo criar um contorno acinzentado no dente.

Resistência

É aqui que a prótese livre de metal perde sua vantagem. Comparando as duas opções, a metalocerâmica se mostra muito mais resistente e com maior durabilidade.

Gostou de saber mais sobre a prótese metal free? Agora é só pesar o custo benefício e começar seu tratamento!

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.