Proteínas têm papel fundamental na Odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui a importância das proteínas para a área da Odontologia

Dentro da área odontológica, os profissionais se dedicam a diferentes estudos. No entanto, muitos deles lidam direto com as proteínas.

Neste artigo vamos tirar suas dúvidas e curiosidades sobre as proteínas na área da odontologia. Vamos começar?

As proteínas são macromoléculas com funções essenciais no nosso organismo.

Importância das Proteínas

Como já vimos, a proteína tem papel essencial dentro da área da odontologia. Por que isso? Antes de responder essa pergunta, vamos descobrir os tipos de proteína existentes no nosso organismo. Elas são:

  • Transportadoras: transportam pelo organismo a hemoglobina e lipoproteínas, por exemplo;
  • Contráteis: possibilitam a contração de fibras dos músculos. A actina, miosina e tubulina são exemplos desse tipo de proteína;
  • Estruturais e de proteção: colágeno, elastina e queratina, por exemplo, estruturam os tecidos do organismo;
  • Reguladoras: regulam hormônios, como insulina e glucagon; e
  • Defesa: protegem o sistema imunológico, por exemplo, com fibrinogênio e trombina.

Agora que você já conhece os diferentes tipos, separamos alguns exemplos da importância das proteínas na odontologia.

Ligamento Periodontal

O ligamento periodontal é um sistema que liga os dentes ao osso alveolar. A proteína é responsável pela estruturação desse ligamento. Além disso, ela disponibiliza nutrientes, sustentação e transporte.

Perda Óssea

A perda óssea, que também é conhecida como perda óssea dentária, é a perda do tecido ósseo alveolar, osso responsável por “prender” os dentes no lugar. Sem esse osso, os dentes ficam moles e podem cair ou adoecer.

Como podemos ver, é um caso sério e agressivo. Mas onde a proteína entra nessa história?

A resposta é simples: a partir da proteína óssea morfogenética tipo 2 (BMP-2), os profissionais conseguem garantir a induzir as células troncos.

Desse modo, as proteínas ósseas ajudam na formação óssea e no desenvolvimento esquelético ósseo

Alimentação e Saúde Bucal

Nós já conferimos aqui na Simpatio a importância da alimentação saudável na manutenção da saúde bucal. E a alimentação inclui o consumo de proteína.

Isso porque elas evitam alterações bucais. Alguns dos alimentos mais ricos em proteína são:

  • Carne;
  • Ovo; e
  • Leite e derivados.

Relação Com a Odontologia Legal

Pode parecer incomum, mas a proteína tem papel importante dentro da área da Odontologia Legal.

Essa área tem como objetivo a pesquisa de fenômenos psíquicos, físico, químicos e biológicos que podem atingir ou ter atingido o homem, vivo, morto ou ossada, e mesmos fragmentos ou vestígios, resultando lesões parciais ou totais reversíveis ou irreversíveis.

Bom, mas qual é a importância? A resposta pode te surpreender: as proteínas do dente são mecanismos para a identificação do sexo do indivíduo.

Ou seja, a partir do estudo da proteína presente no dente, os profissionais da área conseguem identificar se o indivíduo é do  sexo masculino ou feminino.

Isso porque a sequência de peptídeos, que são uma espécie de pedaços de proteína, é diferenciada no cromossomo Y e no cromossomo X.

Curiosidade: é possível realizar a identificação mesmo sem o DNA.

Se você ficou interessado pelo assunto das proteínas na área da odontologia forense, que tal descobrir mais sobre o assunto? Assim, você consegue se aprofundar e conhecer outras técnicas.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.