O movimento busca realizar ações e conscientizar as pessoas sobre a saúde bucal
Você já deve ter ouvido que é preciso escovar os dentes e utilizar o fio dental após cada refeição. Pois saiba que isso é um princípio da promoção de saúde bucal.
Esse movimento é muito importante e ajuda a conscientizar a população. Mas você sabe o que é a promoção de saúde bucal?
A promoção de saúde bucal engloba um conjunto de ações que visam a melhoria na qualidade de vida das pessoas com foco na área da odontologia.
Assim, podemos dizer que esse movimento busca prevenir qualquer doença bucal que possa atingir a população, através de tratamentos e prevenções específicas.
Conceito e princípios da promoção de saúde bucal
O conceito da promoção da saúde bucal propõe que para um indivíduo possuir dentes e um sorriso saudável, a ausência de alguma doença não é satisfatório e nem necessário.
A grande verdade é que uma boca saudável pode ser compatível com um certo nível menos agressivo de uma doença.
Essa ideologia não encaixa e representa um distanciamento bastante grande do modelo médio clássico, que se apoiava na presença ou não da doença.
Devemos compreender que se preocupar com a saúde e discutir técnicas de promoção de saúde bucal, dadas as proporções, tem similar importância à questões econômicas e políticas.
Para introduzir os princípios desse movimento, podemos dizer que existem 5 principais e que foram definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo eles:
- Desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades pessoais;
- Existência de um ambiente de apoio adequado;
- Ações comunitárias e políticas públicas;
- Reorientação de serviços de saúde.
O ideal é que os cirurgiões-dentistas se acostumem com esse novo sistema. Desse modo, eles podem entender essa grande mudança no sistema de saúde, sendo capazes de visualizar a profissão com uma melhor perspectiva.
Com isso é possível definir metas mais apropriadas para cuidados clínicos.
Ações de proteção de saúde bucal
As ações de proteção à saúde podem ser realizadas em um nível individual ou coletivo. Portanto, para ações que englobam os dois níveis, é fundamental que a pessoa tenha acesso a escovas e pasta de dentes fluoretada.
Além disso, os procedimentos coletivos englobam ações de educação preventiva. Ela podem ser realizadas pelo dentista nas mais diversas esferas da saúde. Alguns trabalhos de equipes de saúde são realizados juntos a:
- Grupos de idosos;
- Pessoas hipertensas;
- Diabéticos;
- Gestantes;
- Adolescentes;
- Famílias (para realizar um planejamento familiar);
- Pessoas com algum distúrbio mental.
Além disso, nos domicílios, grupos de rua, escolas, creches, associações e outros espaços sociais, alguns serviços são oferecidos de forma contínua, como:
- Fluoretação da água;
- Educação em saúde bucal;
- Higiene bucal supervisionada;
- Aplicação tópica de flúor.
Autoexame Bucal
Além de todos esses procedimentos, os pacientes ainda podem ser instruídos pelos profissionais da odontologia a realizar autoexame.
O autoexame é extremamente simples e pode ser realizado por qualquer um. Tudo que você necessita é de um espelho e uma iluminação de qualidade.
Trata-se de um exame simples e bastante eficaz na identificação de alterações bucais e na prevenção do câncer de boca. O ideal é que ele seja realizado mensalmente.
Este exame é recomendado para pessoas acima de 40 anos que utilizem tabaco e consumam bebidas alcoólicas com frequência, mas ele pode e deve ser realizado por qualquer um.
Trata-se de mais uma técnica da promoção de saúde bucal que pode ser efetuada pelo próprio paciente, sem a necessidade de auxílio profissional. Porém, o ideal é sempre consultar um dentista quando possível.