Odontologia social promove a saúde bucal da população

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Especialidade da odontologia foca na saúde bucal coletiva

Nem sempre todos os grupos de uma sociedade têm acesso aos tratamentos odontológicos adequados. É esse o foco da odontologia social.

Contudo, promover a saúde de uma população não é apenas oferecer tratamentos. É também educar sobre o tema. A odontologia social é crucial quando falamos da saúde oral da população.

Odontologia social é uma especialidade da odontologia que visa promover a saúde bucal de toda a população através de ações de prevenção coletiva.

Importância da odontologia social

Promover e estimular a saúde bucal significa, ao mesmo tempo, promover o aumento da qualidade de vida da população em geral.

Pessoas que contam com uma boa saúde bucal têm, por exemplo, mais oportunidades sociais e profissionais. Além disso, o aumento da autoestima é relevante.

Prevenir a proliferação de doenças bucais, principalmente nas classes mais carentes, também é função do dentista social.

No Brasil, por exemplo, a doença bucal que mais afeta a população em geral é a cárie dentária.

Dessa maneira, é de extrema importância ter profissionais dedicados à promoção da saúde bucal da população no geral.

Áreas de atuação da odontologia social

O profissional da odontologia que se especializar em nesse ramo da saúde coletiva pode trabalhar em órgãos governamentais.

Ainda, também existe a possibilidade de atuação no setor privado, trabalhando em empresas e convênios, e no terceiro setor.

O dentista social pode, inclusive, não exercer funções relacionadas diretamente com a odontologia. Exemplos disso são as funções de organização e gerenciamento.

Atualmente, a Odontologia Social é obrigatória na grade curricular dos cursos de odontologia.

Epidemiologia na odontologia social

A área da epidemiologia é essencial para o planejamento e organização das ações de saúde coletiva em odontologia.

A epidemiologia é uma área da ciência responsável pelo estudo da incidência e da distribuição de doenças. Ainda, também estuda outros eventos relacionados à saúde, como traumas.

Desse modo, pode ser aplicado à odontologia na análise das doenças e problemas bucais que afetam a população de determinado região ou país.

Isso também ajuda a identificar as populações mais necessitadas de ações voltadas à saúde bucal e no planejamento dessas ações.

A análise ocorre através dos chamados levantamentos epidemiológicos. Eles têm como objetivo conhecer o predomínio de uma doença em na população e quão grave ela é.

Programas voltados para a odontologia social no Brasil

No Brasil, diversas das universidades federais ou estaduais contam, em sua grade curricular, com programas de atendimento à população carente na área de Odontologia.

Desse modo os alunos podem, além de conhecer mais sobre as varias doenças que afetam a boca, entender as maneiras como esse problemas afetam as rotinas das pessoas.

Além disso, atividades como essa possibilitam o desenvolvimento de ações assertivas sobre prevenção.

O programa nomeado “Brasil Sorridente” é o maior programa público voltado à saúde bucal do país.

Ele está incluso na Política Nacional de Saúde Bucal e uma de suas medidas visa o tratamento odontológico gratuito fornecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dessa maneira, essa é mais uma das contribuições da odontologia social na tentativa de promover a saúde oral da população.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.