Projeto Terapêutico Singular e sua importância para saúde mental

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O projeto terapêutico singular é uma boa estratégia para implementar cuidados psicológicos

Todos nós sabemos como a psicologia é influente na vida do ser humano, não é mesmo? O projeto terapêutico singular é uma das estratégias para auxiliar a população nesse processo.

Porém, nem todas as pessoas têm dimensão do quão importante é cuidar da saúde mental. Por isso, o projeto terapêutico singular foi desenvolvido.

O projeto terapêutico singular é um instrumento potente de cuidado aos usuários de serviços especializados de saúde mental. Ele também é proposto como ferramenta de organização e sustentação das atividades do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), baseado nos conceitos de corresponsabilização e gestão integrada do cuidado.

O Que é o Projeto Terapêutico Singular?

Esse projeto está também muito ligado com a Estratégia de Saúde da família. Dessa forma, é importante explicarmos que o PTS contém quatro momentos:

  1. O diagnóstico: que deverá conter uma avaliação orgânica, psicológica e social, que possibilite uma conclusão a respeito dos riscos e da vulnerabilidade do usuário. Deve tentar captar como o Sujeito singular se produz diante de forças como as doenças, os desejos e os interesses, assim como também o trabalho, a cultura,
    a família e a rede social. Ou seja, tentar entender o que o Sujeito faz de tudo que fizeram dele;
  2. Definição de metas: uma vez que as equipes de saúde fez os diagnósticos, ela faz propostas de curto, médio e longo prazo, que serão negociadas com o Sujeito doente pelo membro da equipe que tiver um vínculo melhor;
  3. Divisão de responsabilidades: é importante definir as tarefas de cada um com clareza;
  4. Reavaliação: momento em que se discutirá a evolução e se farão as devidas correções de rumo.

Aspectos do Projeto Terapêutico Singular

Basicamente, todas as informações que explicamos anteriormente são algo muito simples. Porém, é importante ainda que alguns aspectos sejam observados:

  • A escolha dos casos para reuniões de PTS: a proposta é de que sejam escolhidos usuários ou famílias em situações mais graves ou difíceis, na opinião de alguns membros da equipe (qualquer membro da equipe);
  • As reuniões para discussão de PTS: o mais importante no caso deste encontro para a realização do PTS é o vínculo dos membros da equipe com o usuário e a família. Cada membro da equipe, a partir dos vínculos que construiu, trará para a reunião aspectos diferentes e poderá também receber tarefas diferentes;
  • O tempo de um PTS: o tempo mais dilatado de formulação e acompanhamento do projeto depende da característica de cada serviço;
  • PTS e Mudança: quando ainda existem possibilidades de tratamento para uma doença, não é muito difícil provar que o investimento da equipe de saúde faz diferença no resultado. O encorajamento e o apoio podem contribuir para evitar uma atitude passiva por parte do usuário.

Projeto Terapêutico Singular na Odontologia

Na área da odontologia, é fundamental que o cirurgião-dentista saiba a importância do projeto terapêutico singular.

Muitas vezes, o PTS auxiliou quando surgiram dificuldades em  solucionar casos complexos de atenção à saúde ao longo da história do Sistema Único de Saúde.

Os problemas com o SUS, na maioria das vezes, envolve problemas da reforma sanitária, assim como na reforma psiquiátrica.

Por isso, esse projeto terapêutico singular é tão importante. Para que consigam se preocupar com a promoção da saúde bucal coletivamente e compreenderem a necessidade da interdisciplinaridade nesse cuidado.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!