Importância da psicologia para o tratamento odontológico

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A psicologia ajuda os pacientes a se manterem calmos e vencerem seus receios quanto à odontologia

A multidisciplinaridade muitas vezes é importante para a odontologia. Como um método de vencer o medo do dentista, por exemplo, a psicologia é uma grande aliada.

A psicologia pode atuar em todas as áreas da odontologia, sem restrições. Afinal, como a Organização Mundial de Saúde (OMS) define, saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente a ausência de doenças ou enfermidades”.

Portanto, nessa área, a psicologia tem como objetivo facilitar os pacientes a enfrentarem os tratamentos bucais da melhor forma possível.

Principalmente para as crianças, a terapia psicológica é bastante prestativa. Quando elas ficam expostas a algumas situações, é comum que reajam tentando fugir, se esquivar e ficar imóvel.

Por isso, a presença do profissional da psicologia se faz importante, pois ele fará com que a situação seja contornada.

Sobre o atendimento da psicologia na odontologia

A relação entre psicologia e odontologia

A relação psicologia e odontologia deve ser iniciada a partir do momento em que o paciente marca a consulta, se estendendo para a anamnese e, posteriormente, sendo aplicada durante a intervenção do dentista.

Então, percebendo a necessidade, o profissional precisa reservar um tempo maior de atendimento.

É importante oferecer empatia, ser compreensivo e se mostrar interessado em ajudar. E para aplicar isso, o diálogo se dispõe como um ótimo aliado.

Procedimentos feitos pelo psicólogo

Procedimentos da terapia psicológica

Nas situações que a pessoa precisa ir ao dentista, mas está aflita com isso, alguns procedimentos são efetuados pelo psicólogo para encorajar o paciente.

É claro que eles dependem da faixa etária da pessoa. No entanto, em geral, a base do atendimento mantém-se a mesma.

Modelação

Nesse processo, é demonstrado para a pessoa, de maneira didática, o que será feito. Isso pode ser realizado através de slides ou vídeos.

Além disso, e especialmente nos casos audiovisuais, é possível que seja exposto uma pessoa sendo submetida a um tratamento odontológico.

Dessa maneira, faz com que a pessoa que está assistindo fique mais encorajada a se submeter à questão.

Relaxamento muscular

Esse ponto tem como pretensão deixar o paciente mais relaxado, diminuindo a tensão muscular e a agitação.

O procedimento é conduzido por meio de imagens que busquem manter a pessoa calma.

Conte, mostre e faça

Assim como na ocasião em que é mostrado ao paciente o que será feito através de slides e vídeos, o dentista também pode explicar o tratamento de uma outra maneira, dessa vez de um modo mais empírico.

O profissional apresenta os instrumentos que serão utilizados, falando os nomes e para que servem, sem se esquecer de esclarecer as etapas do processo.

Distração

Para essa situação dar certo, o dentista e o psicólogo devem criar um estímulo que seja suficiente para se contrapor à tensão.

Um grande exemplo é a pessoa que tem aversão ao barulho do motorzinho. Ela pode passar o tempo em que está sendo feito o procedimento com um fone de ouvido, se distraindo e esquecendo daquilo.

O intuito é desviar a atenção do que gera incômodo.

Em resumo, a psicologia age na odontologia para readequar os hábitos do pacientes e fazer com que eles percam o medo de realizar qualquer tipo de tratamento. E não há uma limitação na sua atuação. Ela é voltada para todas as especialidades da área.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.