Programa de aprimoramento profissional é importante?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Podendo fazer grandes mudanças na carreira dos profissionais da saúde, abre portas e traz oportunidades

Se manter atualizado e estar por dentro das últimas tendências, novidades e tecnologias, não é apenas uma opção. Na área da saúde, o programa de aprimoramento profissional é fundamental.

Existem então diversas áreas de especializações, cursos, entre outras opções. Além de fazer parte do processo, o programa de aprimoramento profissional ajuda também na escolha de qual área seguir.

O programa de aprimoramento profissional é uma modalidade de formação e capacitação na área da saúde.

Normalmente, ele tem ênfase em treinamentos em serviço, estando sempre sob a supervisão de um profissional qualificado. Além disso, ocorre em Instituições de Saúde de elevado padrão técnico e científico.

Pra Quem é Indicado o Programa de Aprimoramento Profissional?

Também conhecido pela sigla PAP, o programa é destinado principalmente à profissionais recém-formados em cursos superiores da área de saúde (menos a medicina). Assim, os principais cursos que atende são:

  • Serviço Social
  • Biomedicina
  • Ciências Biológicas
  • Educação Física
  • Enfermagem
  • Farmácia
  • Fisioterapia
  • Fonoaudiologia
  • Medicina Veterinária
  • Nutrição
  • Odontologia
  • Psicologia
  • Terapia Ocupacional

Pode ser aplicado também para outras áreas, como administração em saúde, biblioteconomia hospitalar, direito na área de saúde (chamado de aprimoramento profissional em odontologia legal) e engenharia hospitalar.

O Objetivo do Programa de Aprimoramento Profissional

O principal objetivo deste curso de aprimoramento profissional é então capacitar as pessoas para que possam atuar de forma qualificada e diferenciada na área de saúde. Alguns objetivos são:

  1. Sempre de promover o aperfeiçoamento do desempenho dos profissionais nas mais diversas áreas da saúde.
  2. Estimular o desenvolvimento de uma visão critica e abrangente do SUS, orientando sua ação para a melhoria das condições de saúde da população;
  3. Aprimorar o processo de formação dos alunos, fazendo com que desenvolvam uma compreensão ampla e das diferentes ações e processos de trabalho da instituição que é a participante;

Como Participar de um Programa de Aprimoramento Profissional na Área da Saúde?

Hoje em dia, é muito alto o número desses programas. Eles são oferecidos em instituições públicas ou privados, porém, sempre conveniadas com a Secretaria da Saúde.

Normalmente, os programas possuem duração de um ou dois anos. Dessa forma, sua carga horária costuma variar de 1760 a 1920 horas anuais e também tem uma carga horária semanal de 40 horas.

Os cursos costumam ter início no primeiro dia útil do mês de março e, geralmente, o término está previsto para o ultimo dia útil do mês de fevereiro.

Para os que têm interesse em se inscrever para os aprimoramentos, o processo seletivo costuma ser realizado pelas próprias instituições credenciadas e o inicio acontece durante o mês de agosto.

Os candidatos aprovados no processo seletivo recebem uma bolsa de estudos mensal. O programa é então financiada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Principalmente para os cirurgiões-dentistas, se manter atualizado e possuir um bom histórico profissional que destaque sua carreira é importante, inclusive, na fidelização de pacientes.

Desse modo, programa de aprimoramento profissional pode ser o primeiro passo que irá abrir muitas portas e oferecer melhores colocações no mercado de trabalho.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.