Como é feito o Preparo Cavitário? Entenda sua finalidade

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O tratamento para cárie pode ser mais complexo do que se imagina, envolvendo o preparo cavitário

A cárie é um dos problemas bucais mais comuns no Brasil e que, sem tratamento, pode levar a perda dos dentes. Para se livrar desse problema, os cirurgiões-dentistas utilizam técnicas como o preparo cavitário.

Mas o que é preparo cavitário? Como esse procedimento é realizado? Confira neste artigo!

O preparo cavitário é um tratamento biomecânico da cárie e de outras lesões. Essa técnica é aplicada para que o dente receba a restauração, voltando a ter a forma e função adequados.

Restabelecer a estética também é um dos objetivos desse tratamento.

Quais as finalidades do preparo cavitário?

O procedimento busca entregar um dente em perfeito estado para o paciente. Para isso, cada passo é feito para uma finalidade que, juntas, darão o resultado necessário.

As finalidades do preparo cavitário são:

  • Eliminar todos os vestígios do tecido patológico (adoecido/infectado);
  • Criar uma cavidade com formas que permitam ao dente receber e segurar o material da restauração, além de garantir que as margens vão até os locais “imunes” a cárie;
  • Preservar a vitalidade da pulpar.

Quais as regras no preparo cavitário?

Para que os preparos cavitários seja um sucesso, o cirurgião-dentista deve seguir uma série de regras específicas. Separamos as principais regras do preparo cavitário, confira:

  • É preciso remover completamente o tecido cariado, não deixando nenhum rastro de infecção;
  • As paredes que sustentam a cavidade precisam estar sadias e fortes;
  • Como a ideia é preservar o dente original, não se deve retirar mais tecido dental sadio que o extremamente necessário;
  • As paredes devem estar sempre lisas e planas.

Limpeza da cavidade

Um dos últimos passos do preparo cavitário é a limpeza cavitária. É ela quem retira todo o resto de sangue, bactérias, colágeno, saliva, fragmentos de esmalte, dentina e cemento deixados após a abertura da cavidade.

A limpeza da cavidade é feita com os seguintes materiais:

Agentes não desmineralizantes

Os agentes não desmineralizantes podem ser divididos em três tipos:

  • Germicidas;
  • Detersivos;
  • Alcalinizantes.

Agentes desmineralizantes

Os agentes desmineralizantes são os ácidos. Separamos alguns tipos de ácidos usados, confira:

  • Ácido bórico 50%;
  • Ácido cítrico 50%;
  • EDTA 15%;
  • Ácido polimaleico 15%.

Como evitar as cáries?

A melhor forma de evitar as cáries dentárias é ter uma higienização bucal correta. Muitas pessoas não tem uma rotina de higiene bucal ou a realizam de forma errada.

Por isso, reforçamos a importância da escovação dos dentes depois de acordar, depois de todas as refeições e antes de dormir.

Os dentistas recomendam o uso de escovas com cerdas macias, com movimentos suaves e sequenciais. Além disso, a escova também deve ser trocada de 3 em 3 meses!

O uso de fio dental ao menos uma vez ao dia é essencial. Da mesma forma, o uso de enxaguantes bucais deve ser feito, no mínimo, uma vez ao dia.

Agora, você já sabe como é realizado o preparo cavitário – e como evitar que esse procedimento seja feito! Em caso de dúvidas, procure seu dentista de confiança e converse sobre todos os processos envolvidos.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.