Preparo do canal radicular antes da obturação

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O preparo do canal radicular, conhecido como preparação biomecânica ou instrumentação do canal radicular, é uma etapa essencial do tratamento endodôntico. É  uma etapa da endodontia que pode ser considerada até mesmo a mais importante.

É nesse processo de preparo do canal radicular que obtém-se a eficácia de qualquer tratamento endodôntico. Afinal, ele é capaz de remover infecções e moldar as paredes do canal para receber a obturação, por exemplo.

Em síntese, o preparo do canal radicular nada mais é do que uma microcirurgia no interior da câmara pulpar que consiste na limpeza de detritos e no molde das paredes do dente. Esse procedimento é realizado em um processo simultâneo entre instrumentos específicos e soluções químicas auxiliares.

Assim, para a realização desse procedimento, independente da técnica utilizada, o profissional deve ter vasto conhecimento da anatomia dental interna.

Como funciona a preparo do canal radicular?

O uso de soluções químicas durante o preparo do canal radicular servirá na desinfecção da área por microrganismos, além da remoção de restos necrosados e das matérias orgânicas e inorgânicas.

Essas soluções químicas são utilizadas na irrigação do canal. O fluxo de movimento desse irrigamento atua na limpeza, de modo a trazer para fora os detritos do canal radicular.

Por outro lado, o uso de instrumentos, que variam de acordo com a técnica utilizada, serve, para além da remoção de tecidos alterados, no procedimento de modelagem das paredes dentinárias do canal.

Ele atua alisando e também alargando essas paredes, proporcionando um espaço favorável à obturação.

As etapas do tratamento endodôntico de realização da instrumentação do canal radicular incluem:

  1. Anestesia;
  2. Isolamento absoluto;
  3. Abertura coronária e exploração do canal radicular: consiste na abertura e na preparação da câmara pulpar, de modo que os orifícios de entrada dos canais radiculares devem ser visíveis;
  4. Preparo do orifício de entrada do terço cervical: uso de limas ou alargadores juntamente com utilizações das soluções químicas para irrigação;
  5. Odontometria: utilização de radiografia para a verificação do tamanho do dente, de forma que essa medida orientará o dentista na definição do Comprimento Provisório do Trabalho, essencial para a finalização do procedimento;
  6. Uso da técnica escolhida.

Técnicas de preparo dos canais radiculares

Atualmente, há inúmeras técnicas de instrumentação dos canais. Dessa forma, a incidência de erros foi diminuída e há um índice de sucesso maior nesse procedimento:

  • Técnica convencional;
  • Escalonada ou “Step-Back”;
  • de força balanceada;
  • de alargamento coronal ou “Flared-Technique”;
  • Motorizadas;
  • Rotativas mecanizadas (Ni-Ti);
  • de oregon modificada ou “Crown Down”;
  • Limagem anti-curvatura.

É preciso que a escolha da técnica utilizada no procedimento de preparo dos canais radiculares seja analisada com calma. Afinal, cada uma das técnicas possui vantagens e desvantagens.

Ainda é necessário analisar cada caso particularmente para a escolha da técnica, já que há canais de fácil preparação, de difícil preparação e canais que exigem cuidados especiais.

É importante ressaltar que o sucesso do preparo do canal radicular não depende exclusivamente da técnica utilizada. Ela depende também do conhecimento farto do profissional na anatomia dental interna, além de sua capacitação profissional e da qualidade dos materiais utilizados.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.