Posição da língua tem influência nos dentes e na respiração

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como a posição da língua interfere nas características faciais e dentárias

Se você estiver com a boca fechada, repare na posição da língua. Ela encosta nos dentes ou no céu da boca? Pode parecer uma pergunta sem importância, mas acredite: a posição da língua define muitos aspectos faciais e dentais.

Neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas e curiosidades sobre a posição da língua. Vamos começar?

A posição da língua significa o ponto que esse órgão está localizado quando está em repouso. Ou seja, é a posição quando a sua língua está descansando, de preferência com a boca fechada.

Conhecendo mais sobre a língua

A língua é um órgão formado por músculos e revestido por mucosa. Tem uma cor rosa-avermelhada e fica localizada dentro da boca e na faringe.

Suas funções são diversas e sua influência na estrutura da boca é bem maior do que a gente imagina.

A língua é uma das responsáveis pela fala. Sem ela, nós não conseguimos transmitir os sons perfeitamente, muito menos elaborar as palavras.

Repare no quanto ela se movimenta ao falar palavras comuns como: bom dia, boa tarde e boa noite.

Ela, claro, também tem sua função no paladar e deglutição. Além de produzir a saliva, fator essencial para a digestão, e nos proporcionar sabores, pelo paladar, a língua também movimenta a comida na boca.

É ela quem leva o alimento de um lado para o outro, auxiliando a mastigação correta.

Qual deve ser a posição da língua?

Nós já te perguntamos sobre qual é o posicionamento da sua língua: ela encosta nos dentes, no céu da boca ou não encosta em nada? Agora que você já reparou, pode ter uma noção se a sua língua está na posição adequada.

Mas, afinal, existe o posicionamento correto da língua? A resposta é sim! Os dentistas indicam que a ponta da língua deve estar em contato com a parte anterior do palato, também conhecida como céu da boca.

Essa deve ser a posição da língua quando estamos com a boca fechada e em descanso. E aí,  conferiu se você está com a língua no lugar certo?

Consequências do posicionamento da língua incorreto

Notou que a sua língua em repouso não encosta no céu da boca? Então você deve prestar atenção, porque você pode estar com a língua no lugar errado.

E, pode parecer inofensivo, mas o posicionamento incorreto da língua pode levar a consequências graves.

Caso a sua língua encoste nos dentes, o órgão pode causar movimentos dentários inadequados. Assim, os seus dentes podem ficar desalinhados e até causar alterações na oclusão dentária.

Além disso, o posicionamento lingual incorreto causa problemas no posicionamento ósseos. Desse modo, as suas características faciais e dentárias podem se alterar.

Agora, você sabia que a língua no lugar errado também pode trazer problemas respiratórios? Pois é, a posição incorreta da língua leva à obstrução das vias aéreas.

Mas, fique atento: é possível reverter o posicionamento incorreto da língua. Um dos tratamentos é o uso de placas reposicionadoras de língua. Além disso, também há o tratamento interdisciplinar com o fonoaudiólogo.

Esse profissional passa exercícios de reposicionamento para o paciente.

Como cada quadro clínico pede por um tratamento específico, marque uma consulta e converse com o dentista de confiança sobre o melhor caminho para tratar a posição da língua.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!