Porphyromonas gingivallis pode desencadear periodontite crônica

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda um pouco mais sobre a bactéria e a doença periodontal

Todo mundo sabe que a má higiene bucal pode desencadear uma série de problemas. O que muitos não têm noção é que grande parte desses casos podem possuir um fator em comum: a presença da porphyromonas gingivalis na cavidade oral do paciente.

Assim, na última década, vários têm sido os trabalhos de investigação desenvolvidos no sentido de avaliar a importância da porphyromonas gingivalis na doença periodontal.

Porphyromonas gingivalis é uma bactéria gram-negativa que tem forma de bacilo, sendo anaeróbica e patogênica.

Sobre a Doença Periodontal

As doenças periodontais são infecções multifatoriais provocadas por um complexo de espécies bacterianas que interagem com os tecidos e células do hospedeiro.

Desse modo, essas bactérias geralmente são acumuladas devido à má higiene bucal do paciente, que propicia a atuação dos microrganismos em sua cavidade bucal.

O processo leva à libertação de substâncias e mediadores, alguns dos quais ocasionam a destruição das estruturas periodontais.

Essas estruturas incluem os tecidos de suporte do dente, como osso alveolar e a ligase – uma estrutura com grande variedade microbiana.

Ela possui mais de 300 espécies identificadas de indivíduos diferentes. Entretanto, somente algumas dessas espécies têm associação com a doença.

Dentre os principais sintomas da doença periodontal, podemos citar:

Já nos casos mais agressivos, a doença pode evoluir, se tornando mais grave e apresentando:

  • Sangramento espontâneo da gengiva;
  • Todos os sintomas anteriores;
  • Abscessos dentários;
  • Dentes moles;
  • Queda de dentes.

Porphyromonas Gingivalis na Doença Periodontal

Determinadas espécies bacterianas específicas do biofilme subgengival demonstraram relevância etiológica na iniciação e progressão da periodontite.

Dentre elas, é possível citar a porphyromonas gingivalis, bactéria gram-negativa anaeróbia, que é um importante agente etiológico da doença periodontal.

Assim, estudos relataram que a colonização por este organismo resulta em lesão tecidular.

Isso ocorre principalmente através da produção de uma variedade de fatores virais da desregulação dos sistemas imune e inflamatório do hospedeiro.

Com isso, é possível dizer que a bactéria possui um papel significativo na progressão e agravamento da periodontite crônica.

Também é válido acrescentar que este microrganismo patogênico não tem sua ação voltada exclusivamente para a periodontite. Portanto, estando também envolvido em:

  • Abcessos periodontais;
  • Insucessos da regeneração tecidular guiada.

Como Tratar a Doença Periodontal?

Cada fase das doenças periodontais têm um tratamento, que pode ser simples ou mais complexo, dependendo da gravidade. A gengivite, por exemplo, pode ser facilmente tratada.

O dentista e o paciente, juntos, aplicam medidas para acabar com as causas da gengivite, visando o fim da inflamação.

Já a periodontite exige mais cuidados. Assim, entre os tratamentos possíveis há os cirúrgicos e os não-cirúrgicos.

Nos tratamentos cirúrgicos, encontramos a aplicação de derivados de matriz do esmalte dental. O recurso visa fortalecer o dente afetado pela doença e evitar que mais bactérias se proliferem na região.

A regeneração tecidual guiada também é outro recurso cirúrgico. Esse procedimento visa proteger o osso do ataque das bactérias.

Já os tratamentos não-cirúrgicos incluem:

Agora você já conhece um pouquinho mais sobre a porphyromonas gingivalis e entende os perigos que ela pode representar ao nosso organismo.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.