Pomada anestésica é usada em procedimentos odontológicos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Pomada anestésica ajuda a inibir a ação da dor em pacientes durante a realização de procedimentos odontológicos

O avanço da tecnologia permitiu que a odontologia desenvolvesse novos métodos de anestesiar o paciente nos momentos anteriores à realização de um procedimento odontológico, como a pomada anestésica.

A utilização da pomada anestésica pode ser considerada uma polêmica dentro do ramo odontológico. Você conhece a função desse tipo de material anestésico na área da odontologia e como ocorre a sua aplicação nos consultórios odontológicos?

Pomada anestésica pode ser utilizada como um auxiliar para diminuir a dor durante procedimentos odontológicos.

Como a pomada anestésica funciona?

Em geral, a pomada anestésica atua de forma local. Além disso, o produto funciona adormecendo a pele ou mucosa da região na qual foi aplicada.

Desse modo, o paciente não sente dores durante a realização de determinados procedimentos odontológicos.

Para sua aplicação, é necessário que o profissional da odontologia massageie o local com a pomada, o gel anestésico ou o creme anestésico.

Contudo, alguns profissionais duvidam da eficiência desse método. Isso porque a adesão da substância pela mucosa oral pode ser diminuída devido ao contato com a saliva.

Outros anestésicos odontológicos

Além da pomada anestésica para dentista, existem outros meios inovadores e revolucionários que permitem que um paciente não sinta dor durante um tratamento dentários.

Como exemplo, podemos citar:

  • Adesivo anestésico – o adesivo anestésico consiste em uma fita aplicada diretamente na gengiva. Esse adesivo continua fixado à região gengival durante todo o procedimento. Desse modo, o produto vai soltando a substância anestésica aos poucos. Em cerca de 5 minutos a sua ação é iniciada, tendendo a durar por até 50 minutos. O lado bom é que esse métodos dispensa o uso de agulha, muitas vezes responsável pela sensação de medo de ir ao dentista.
  • Anestesia sem agulha – outro método recentemente criado e que não se utilizada de nenhum tipo de material perfurocortante para aplicação da substância anestésica é a anestesia sem agulha. Nesse tipo de anestesia odontológica, a substância anestésica é introduzida no tecido corporal por pressão. Isso acontece através de um orifício de 0,15mm. Posteriormente, a substância é pulverizada pelo corpo, o que garante a distribuição da medicação de forma adequada. Uma das vantagens do procedimento é que ele conta com assepsia facilitada. Além disso, não apresenta muitos riscos de efeitos colaterais, como a anestesia tradicional.

Vantagens da aplicação de anestesia sem agulha

  • A distribuição do anestésico é mais rápida;
  • Maior precisão na aplicação;
  • Absorção rápida do analgésico;
  • A dor é bloqueada de forma mais ampla e abrangente;
  • Não provoca danos aos tecidos gengivais ou aos tecidos da mucosa bucal;
  • A dormência não é prolongada após a realização do procedimento;
  • Técnica menos invasiva;
  • Menor dose de anestésico aplicada;
  • O risco da ocorrência de infecções, causado pela falta de higienização de agulhas, por exemplo, é eliminado.
  • A possibilidade da ocorrência de casos de parestesia é reduzida.

O dentista é o responsável por decidir qual método anestésico é mais adequado para cada situação, sendo este método o adesivo, o sem agulha ou a pomada anestésica.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.