Pomada anestésica ajuda a inibir a ação da dor em pacientes durante a realização de procedimentos odontológicos
O avanço da tecnologia permitiu que a odontologia desenvolvesse novos métodos de anestesiar o paciente nos momentos anteriores à realização de um procedimento odontológico, como a pomada anestésica.
A utilização da pomada anestésica pode ser considerada uma polêmica dentro do ramo odontológico. Você conhece a função desse tipo de material anestésico na área da odontologia e como ocorre a sua aplicação nos consultórios odontológicos?
Pomada anestésica pode ser utilizada como um auxiliar para diminuir a dor durante procedimentos odontológicos.
Como a pomada anestésica funciona?
Em geral, a pomada anestésica atua de forma local. Além disso, o produto funciona adormecendo a pele ou mucosa da região na qual foi aplicada.
Desse modo, o paciente não sente dores durante a realização de determinados procedimentos odontológicos.
Para sua aplicação, é necessário que o profissional da odontologia massageie o local com a pomada, o gel anestésico ou o creme anestésico.
Contudo, alguns profissionais duvidam da eficiência desse método. Isso porque a adesão da substância pela mucosa oral pode ser diminuída devido ao contato com a saliva.
Outros anestésicos odontológicos
Além da pomada anestésica para dentista, existem outros meios inovadores e revolucionários que permitem que um paciente não sinta dor durante um tratamento dentários.
Como exemplo, podemos citar:
- Adesivo anestésico – o adesivo anestésico consiste em uma fita aplicada diretamente na gengiva. Esse adesivo continua fixado à região gengival durante todo o procedimento. Desse modo, o produto vai soltando a substância anestésica aos poucos. Em cerca de 5 minutos a sua ação é iniciada, tendendo a durar por até 50 minutos. O lado bom é que esse métodos dispensa o uso de agulha, muitas vezes responsável pela sensação de medo de ir ao dentista.
- Anestesia sem agulha – outro método recentemente criado e que não se utilizada de nenhum tipo de material perfurocortante para aplicação da substância anestésica é a anestesia sem agulha. Nesse tipo de anestesia odontológica, a substância anestésica é introduzida no tecido corporal por pressão. Isso acontece através de um orifício de 0,15mm. Posteriormente, a substância é pulverizada pelo corpo, o que garante a distribuição da medicação de forma adequada. Uma das vantagens do procedimento é que ele conta com assepsia facilitada. Além disso, não apresenta muitos riscos de efeitos colaterais, como a anestesia tradicional.
Vantagens da aplicação de anestesia sem agulha
- A distribuição do anestésico é mais rápida;
- Maior precisão na aplicação;
- Absorção rápida do analgésico;
- A dor é bloqueada de forma mais ampla e abrangente;
- Não provoca danos aos tecidos gengivais ou aos tecidos da mucosa bucal;
- A dormência não é prolongada após a realização do procedimento;
- Técnica menos invasiva;
- Menor dose de anestésico aplicada;
- O risco da ocorrência de infecções, causado pela falta de higienização de agulhas, por exemplo, é eliminado.
- A possibilidade da ocorrência de casos de parestesia é reduzida.
O dentista é o responsável por decidir qual método anestésico é mais adequado para cada situação, sendo este método o adesivo, o sem agulha ou a pomada anestésica.