Uso do plasma rico em plaquetas na odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como é feita a utilização do plasma rico em plaquetas na área da odontologia

Depois de sofrer um acidente ou um trauma que atingem a nossa cavidade bucal, corremos o risco de ficar com uma cicatriz. Mas você sabia que o plasma rico em plaquetas atua no processo de cicatrização?

Ele é tão importante que os profissionais da área odontológica até fazem a produção dele. Mas, afinal, o que é o plasma rico em plaquetas?

O plasma rico em plaquetas é o plasma que tem mais de 1.000.000 de plaquetas cada µL. Ele é essencial no processo de cicatrização e de regeneração óssea.

O plasma rico em plaquetas também é conhecido como prp. Neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas sobre o plasma rico em plaquetas na odontologia. Vamos começar?

Produção do PRP

O prp é produzido com o sangue do paciente. As etapas para a produção são:

  1. Profissional coleta uma amostra do sangue do paciente;
  2. Ao sangue é adicionado citrato. Isso para evitar a coagulação precoce;
  3. Essa mistura é colocada na centrífuga; e
  4. Com a trombina bovina ocorre a ativação do coágulo.

Importante: o sangue é do próprio paciente para evitar rejeição ou problemas na secreção.

Quais áreas da odontologia usam o Plasma Rico em Plaquetas?

Como já vimos, o prp é essencial no processo de cicatrização e de regeneração óssea. Por isso, o prp na odontologia é utilizado após acidentes, traumas, procedimentos e cirurgias.

Os principais profissionais que utilizam o prp são:

  • Clínico geral: o profissional faz cuidados básicos com a higiene oral, como limpezas, restaurações, extração de dentes e a colocação de próteses;
  • Dentista especialista em traumatologia e cirurgia buco maxilofacial: foca com o diagnóstico e tratamento de traumas na boca e na face por meio de cirurgias;
  • Dentista especializado em implantodontia: profissional que cuida das cirurgias de implantes; e
  • Periodontista: trabalha com gengiva e ossos da boca.

No entanto, você deve conversar com o seu dentista de confiança sobre o uso do prp no seu tratamento odontológico. Só assim você saberá se é necessário!

Outros Produtos Biológicos

Além do prp, também encontramos o plasma rico em fibrina e a fibrina leucoplaquetária autóloga.

O plasma rico em fibrina é um subproduto do prp. O plasma rico em fibrina na odontologia é utilizado para otimizar a velocidade de reparação dos tecidos moles e dos enxertos ósseos.

Como isso acontece? A resposta é simples: o plasma rico em fibrina intensifica a vascularização e adesividade dos tecidos.

A fibrina leucoplaquetária autóloga ou fibrina rica em plaquetas e leucócitos é um outro produto biológico usado na área. Isso porque esse tipo de fibrina acelera a reparação tecidual e a modulação da resposta das inflamações.

Assim como o prp, o prf  e esse tipo de fibrina são produzidos a partir do sangue do próprio paciente. Desse modo, evita rejeição ou problemas na secreção.

É ideal que você marque uma consulta e converse com o profissional de confiança responsável pelo seu tratamento. Assim, você consegue entender se o plasma rico em plaquetas ou outro produto é essencial na sua recuperação.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.