PACIENTES

Placa oclusal beneficia pacientes com bruxismo ou DTM

Placa oclusal beneficia pacientes com bruxismo ou DTM

Dispositivo transparente é moldado de acordo com a arcada dentária do paciente

Quando falamos em equipamentos odontológicos, podemos lembrar que alguns objetos simples podem fazer toda a diferença para a nossa saúde bucal. A placa oclusal é uma das mais tradicionais entre eles.

Simples e prática, a placa oclusal é extremamente recomendada para o tratamento de alguns problemas que trazem consequências negativas para a cavidade oral.

Placa oclusal é um dispositivo odontológico removível que pode contar com diversas funções para melhor a saúde bucal.

Características da placa oclusal

Em geral, as placas oclusais são feitas em resina acrílica. Há alguns anos, também era produzida em silicone, mas estudos demonstram que as placas de silicone podem ser prejudiciais para o paciente.

Além disso, seu formato permite que sejam cobertas, parcialmente ou totalmente, as superfícies oclusais da arcada superior ou da arcada inferior.

Desse modo, ela protege os elementos da arcada dentária e regulariza o contato entre as partes opostas.

Funções da placa oclusal

Tratamento de DTM

Os desprogramadores oclusais são frequentemente utilizados para o tratamento de problemas que afetem a articulação temporomandibular.

Esses problemas recebem o nome de DTM (disfunção temporomandibular) e podem provocar diversos sintomas negativos para os pacientes.

Entre esses sintomas, podemos citar fortes dores, zumbidos no ouvido, otalgia, estalos na articulação, dificuldades para mastigar, falar ou até mesmo movimentar a região da mandíbula.

Ainda, são características desse tipo de problema o aparecimento de inchaço na face, sensação de pressão atrás dos olhos ou problema no contato entre os dentes.

Questões genéticas, efeitos da idade ou traumas na mandíbula podem estar por trás das causas de uma DTM.

Nesses casos, a utilização de placas oclusais pode ser extremamente benéfica como tratamento.

Isso porque os dispositivos atuam relaxando os músculos presentes na face e, consequentemente, aliviando pressões na articulação temporomandibular.

Em geral, são utilizadas placas macias e feitas em silicone para esse tratamento.

Tratamento do bruxismo

Outro problema odontológico que pode ser tratado pelo uso dos protetores noturnos é o bruxismo. O bruxismo consiste no ato de ranger os dentes de forma inconsciente, geralmente durante a noite.

Posteriormente, essa atitude pode trazer grandes malefícios para a saúde oral, como o desgaste dos dentes, além do aumento de dores na boca.

Nesses casos, é recomendado o uso das placas rígidas que são feitas em acrílico.

Dessa maneira, o aparelho vai impedir o contato entre os dentes durante o ato de ranger e seu possível desgaste.

Contudo, é de extrema importância lembrar que as placas oclusais não acabam com o bruxismo, sendo apenas um aliviador de seus sintomas e ajudando em seu controle.

Higienize a placa oclusal

É preciso manter o dispositivo transparente sempre muito bem higienizado.

Isso porque ele pode acabar facilitando a entrada de bactérias na cavidade oral, se não estiver limpo no momento em que a pessoa utilizá-lo.

Assim, o paciente pode realizar a limpeza da placa com escova e creme dental diariamente, além de manter o dispositivo em um recipiente com água gelada.

Desse modo, a placa oclusal não se tornará um risco para sua saúde bucal.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também