Como limpar placa de bruxismo em 4 passos essenciais

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Uma boa higienização da placa de bruxismo é importante para não provocar danos à boca

Usar diariamente e limpar a placa de bruxismo são hábitos que precisam ser incorporados à rotina de quem realiza esse movimento involuntário. O bruxismo consiste no hábito irracional de ranger ou apertar os dentes, e a placa de bruxismo é uma ótima saída para quem sofre com essa parafunção.

Como o acessório funciona como uma espécie de moldeira e fica em contato direto com a boca, é essencial limpar placa de bruxismo com bastante atenção. O acúmulo de bactérias é um grande risco para a saúde bucal.

Desse acúmulo podem se desenvolver infecções ou inflamações dos mais diferentes tipos, como a gengivite ou a periodontite.

Em casos mais graves e se não forem tratadas, essas infecções podem levar à sangramentos, fortes dores e até a perda dos dente. Por isso, é importante limpar placa de bruxismo diariamente.

Como limpar placa de bruxismo

  • Primeiramente, a placa de bruxismo deve ser lavada em água corrente e fria;
  • Em seguida, o creme dental deve ser aplicado sobre a placa;
  • Com movimentos leves, a escova de dentes pode ser utilizada para limpar a placa.
  • Ao fim, a placa deve ser guardada em um recipiente apropriado até o próximo uso.

Para uma melhor higienização, a placa de bruxismo pode ser deixada de molho em um recipiente com enxaguante bucal sem álcool ou pastilhas próprias para a limpeza de dentaduras e aparelhos ortodônticos.

Nesses casos, a placa deve ser mantida sob imersão apenas durante 5 ou 10 minutos.

Principais cuidados com a placa de bruxismo:

  • É importante que o recipiente utilizado para guardar a placa seja seco e adequado. A umidade facilita a proliferação e o acúmulo de bactérias.
  • Higienizar placa de bruxismo utilizando água quente ou morna ou produtos com álcool, como antissépticos bucais, pode gerar prejuízos ao acessório.

Materiais da placa de bruxismo

A placa de bruxismo é feita sob medida e pode ser tanto em acrílico, quanto em silicone ou poliéster.

As placas em acrílico são mais rígidas e menos confortáveis, porém são mais eficazes. As placas em materiais como silicone e poliéster são mais macias, mas não tão efetivas.

O material escolhido vai depender da necessidade do paciente.

Para limpar moldeira de silicone, o cuidado deve ser redobrado. É importante que essa higienização seja minuciosa, uma vez que o silicone é um material poroso.

Essa característica torna extremamente fácil uma maior propagação de bactérias.

Apesar de o bruxismo se manifestar, normalmente, enquanto a pessoa dorme, a placa de bruxismo pode ser utilizada tanto de dia, quanto de noite.

Isso torna ainda mais importante uma limpeza atenciosa e frequente.

Qual o valor de uma placa de bruxismo?

Os preços de uma placa de bruxismo variam de acordo com o material da qual ela é feita. Em média, o preço das placas em acrílico gira em torno de R$500,00. Já o preço das placas em silicone gira em torno de R$250,00.

Como limpar o protetor de boca?

Limpar protetor bucal requer os mesmo cuidados que a limpeza de uma placa de bruxismo.

O protetor deve ser limpo diariamente, utilizando escova de dentes e pasta dental, sabonetes e pastilhas para limpeza de dentaduras, por exemplo.

É importante enxugá-lo bem antes de guardar em seu estojo próprio.

O procedimento, assim como o de limpar placa de bruxismo, tem o objetivo de evitar o acúmulo de bactérias e sujeiras para que eles não entrem em contato com a boca. Assim, doenças são prevenidas e a boca se mantém saudável.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

One Reply to “Como limpar placa de bruxismo em 4 passos essenciais”

  1. Uso a placa de silicone. A dentista disse pra lavar com sabão liquido incolor neutro. Mas ela esta amarelando. E nao usar a pasta de dente. Já que a mesma é para dentes sensiveis. Sugestão….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.