PACIENTES

Pivô recupera a estética e funcionalidade dos dentes

Pivô recupera a estética e funcionalidade dos dentes

Confira aqui o que é pivô para a área da odontologia

Quando sofremos uma alteração na estética e funcionalidade no nosso dente, é ideal fazer um tratamento de restauração. Dentro da restauração, o seu dentista pode optar pela colocação do pivô.

Nesse artigo vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o pivô. Mas, primeiro, vamos entender o que ele é.

O pivô é um tipo de prótese colocado com o auxílio de um pino inserido no interior da raiz. Por isso, é importante que a raiz do dentes seja preservada. O que pode ser feito após um tratamento de canal.

Quando devo fazer a restauração?

O profissional pode indicar a colocação desse tipo de prótese nas seguintes situações:

  • Cárie;
  • Trauma; e
  • Fratura.

Pivô e outros materiais restauradores

Além do pivô dentário, outros tipos de próteses, como a coroa e a jaqueta, também podem ser um caminho escolhido pelo dentista. Para você entender as diferenças entre elas, fizemos uma lista:

  • Pivô: tipo de prótese colocada com o auxílio de um pino;
  • Coroa dentária: é um tipo de prótese que substitui toda a coroa natural do dente ou apenas uma parte danificada dele. Em alguns casos também é colocada sobre um implante para dar um formato mais natural. Pode ser feita de ouro, ligas metálicas, acrílico, porcelana; e
  • Jaqueta: essa prótese é a mesma que a coroa. Ou seja, o procedimento é o mesmo. Mas, o termo encontrou em desuso na área odontológica.

O seu dentista de confiança irá analisar a sua cavidade bucal e indicar qual o melhor tratamento.

Cuidados bucais pós-restauração

Após o procedimento de restauração do dente, o paciente deve ter ainda mais cuidado durante os procedimentos de higiene bucal. Assim, você evita problemas futuros.

Por isso,separamos algumas recomendações para você seguir e ter uma vida saudável.

Escove os dentes 30 minutos depois das refeições e antes de ir dormir. Mas, lembre: faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes. Use escovas de cerdas macias ou escovas elétricas.

Lembre de sempre escovar a língua porque ela também tem bactérias bucais que podem fazer mal a saúde. Mas, fique atento: é importante não passar a escova bruscamente.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é tente limpar toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.

O seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal todos os dias.

Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada. Por isso, consuma bastante vitaminas e nutrientes. Não esqueça de se manter hidratado sempre que puder.

Dica: carregue sempre uma garrafa de água com você.

Além disso, fique atento para evitar o consumo de alimentos e bebidas que mancham os dentes, como refrigerantes e cafés.

Com uma saúde bucal em dia, você se previne e garante um sorriso perfeito! Faça visitas regulares ao dentista para checar se está tudo certo e tire todas as dúvidas sobre a colocação do pivô!

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também