Pino intra-radicular recupera a funcionalidade do dente

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui todos os benefícios do pino intra-radicular

Após o procedimento de restauração, nossos dentes devem alcançar a funcionalidade ideal. Por isso, conhecer e escolher com cuidado o pino que será colocado é essencial. Por exemplo, você conhece o pino intra-radicular?

Mesmo que você ainda não conheça, pode ficar tranquilo! Nesse artigo tiraremos todas as suas dúvidas sobre o pino intra-radicular. Mas, primeiro, vamos entender o que ele é.

O pino intra-radicular é um material usado nos tratamentos de restauração dentária. O material intra-radicular serve para sustentar o dente e conservar o material restaurador.

Tipos de pinos intra-radiculares

Os pinos intra-radiculares são divididos quanto ao material:

Além disso, também são divididos quanto à forma:

  • Pinos cônicos;
  • Pinos cilíndricos lisos;
  • Pinos cônicos de dois estágios;
  • Pinos cilíndricos serrilhados; e
  • Pinos cilíndricos de dois estágios.

Indicações para o uso do pino intra-radicular

Os retentores intra-radiculares, como também são chamados os pinos, são indicados nas seguintes situações:

  • Restabelecer a estética do dente que foi restaurado;
  • Restabelecer a funcionalidade do dente que foi restaurado;
  • Após tratamentos endodônticos;
  • Minimizar possíveis fraturamentos; e
  • Estruturas dentárias com mais de 2 mm de férula.

Quais são os benefícios desse material?

Um dos lados positivos desse material é a sua alta elasticidade. Assim, os movimentos ficam mais ágeis e semelhantes aos dos dentes que não foram restaurados.

Além disso, alguns pinos têm a cor parecida com a dentina. Por isso, a estética fica bonita e agradável.

Em comparação aos materiais de núcleo metálico fundido, os intra-radiculares têm um custo muito menor. Isso porque não há a fase laboratorial.

Assim, custos e o tempo gastos são diminuídos. Ambos, dentista e pacientes se beneficiam com o uso desse material.

Além de todos esses benefícios, os pinos intra-radiculares conservam o conjunto raiz, núcleo e coroa. Com essa resistência radicular, é pouco provável que ocorra uma fratura na raiz enquanto o paciente estiver usando esse material.

Cuidados bucais pós-restauração dentária

Após o procedimento de restauração do dente, o paciente deve ter ainda mais cuidado durante os procedimentos de higiene bucal. Esse tipo de cautela afeta diretamente em quanto tem a restauração dentária irá durar.

É essencial o cuidado com os passos de escovação dos dentes e a utilização de fio dental ao término de cada refeição. Antes de dormir você também deve escovar os dentes.

Alguns alimentos e bebidas, como refrigerantes, chás, chocolates e cafés podem manchar o material escolhido para a restauração. Por isso, é aconselhável a limitação do consumo deles.

O tabagismo e as bebidas alcoólicas também provocam desgastes na coloração do material. Dessa forma, é essencial diminuir o fumo e consumo alcoólico após a realização do procedimento.

Visitas regulares ao dentista para exames e checagens são extremamente necessárias para que o material da restauração do dente permaneça impecável.

Além disso, é importante lembrar que o material da restauração dentária pode ser retocado ou trocado na superfície dependendo de como o paciente cuida da sua manutenção. Por isso, cuide do seu pino intra-radicular.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.