Técnica visa a restauração dos dentes que passam por tratamentos endodônticos
Após a realização de um tratamento endodôntico, é necessário fazer uma restauração no dente afetado. Para isso, uma das técnicas desenvolvidas é a do núcleo metálico fundido.
Com o passar o tempo, novos métodos de restauração foram criados para substituir o núcleo metálico fundido. No entanto, isso não significa que o procedimento deixou de ser realizado.
Núcleo metálico fundido é um procedimento realizado no consultório odontológico visando a restauração da coroa do dente.
Indicações e funções do Núcleo Metálico Fundido
Em geral, a técnica do núcleo fundido é indicada para casos de dentes que precisam passar por tratamentos com próteses dentárias, mas contam com a coroa natural do dente destruída. Desse modo, o procedimento tem o intuito de recuperar a função anatômica da coroa dentária.
Além disso, possibilita que a prótese se mantenha na cavidade bucal por mais tempo.
Como é feito o Núcleo Metálico Fundido?
A peça do núcleo metálico é obtida por meio de um processo de laboratório que recebe o nome de fundição, o que forma um padrão de cera que, posteriormente, será aquecido e derretido. Assim, o metal é injetado substituindo a cera.
Características do Núcleo Metálico Fundido
Os núcleos metálicos fundidos são constituídos por:
- Uma porção intraradicular;
- Uma porção coronária, que recebe a prótese.
Etapas da confecção do Núcleo Metálico Fundido
A primeira etapa é o preparo do conduto radicular. O conduto pode ser formado a partir de duas maneiras diferentes, sendo elas a direta, que é feita na boca do paciente, ou a indireta, na qual o modelo é esculpido em laboratório.
A moldagem para núcleo fundido é permitida com a utilização de resina ou de cera. Por essa razão, é possível que sejam restabelecidas as funções perdidas pela estrutura dentária do paciente.
Vantagens do Núcleo Metálico Fundido
As vantagens da utilização do núcleo fundido para um tratamento protético são:
- Melhor preenchimento da área destinada;
- Maior resistência;
- Maior versatilidade;
- Melhor adaptação ao canal radicular;
- Não requer a utilização de técnicas conjuntas para fixação;
- Menores chances de perfuração.
Desvantagens do Núcleo Metálico Fundido
Entretanto, a reconstrução com núcleo metálico também apresenta algumas desvantagens. Dentre alguns exemplos, podemos citar:
- Risco de corrosão das ligas, principalmente aquelas feitas em cromo ou em cobalto;
- Risco de alergia;
- Maior desgaste da estrutura dental, podendo até incluir estruturas saudáveis do dente;
- Risco de alterações cromáticas;
- Dificuldade de remoção;
- Sensibilidade técnica;
- Maior tempo de trabalho devido ao número de sessões clínicas;
- Maior custo por envolver diversos procedimentos laboratoriais;
- Por fim, há o prejuízo à estética, já que o efeito metalizado faz o material receber bastante destaque, o que frequentemente incomoda as pessoas que o utilizam.
Por isso, algumas alternativas foram desenvolvidas com o objetivo de preencher as lacunas abertas pela utilização do núcleo metálico. Exemplo disso é a elaboração dos pinos pré-fabricados.
Contudo, o núcleo metálico fundido ainda é uma das opções mais comuns para a restauração de dentes que passaram por tratamentos da endodontia, uma vez que proporcionam resultados clínicos positivos para o paciente.