PET Saúde auxilia formação de profissionais da área

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Programa possibilita que estudantes vivenciem trabalho na área da saúde

Para ampliar os conhecimentos sobre a área da saúde, é interessante que os estudantes passem por experiências como a proporcionada pelo PET Saúde.

Você conhece o PET Saúde e sua importância na formação dos profissionais da odontologia?

O PET Saúde é um programa que visa preparar os profissionais para inserção e atuação em serviços da saúde, incluindo a área da odontologia.

Como Funciona o PET Saúde?

Programa de Educação para o Trabalho em Saúde tem como objetivo principal a preparação de profissionais da saúde para a atuação em clínicas ou hospitais.

Por isso, o programa, criado pelo Ministério da Saúde e Educação, promove aos acadêmicos a vivência nos ambientes específicos.

Além disso, são utilizadas as metodologias de observação e pesquisa para que o estudante amplie seus conhecimentos sobre a área.

Para se inscrever, o futuro profissional precisa estar matriculado em um curso de graduação na área da saúde em uma das Instituições de Educação Superior (IES) públicas e privadas sem fins lucrativos.

Ainda, o programa ainda conta com professores das IES na função de tutoria acadêmica. Os profissionais do SUS também podem estar inclusos, na função de preceptores.

Tanto os alunos, quanto os profissionais do ensino e da produção de conhecimento recebem bolsas financiadas pelo programa.

Assim, o PET Saúde possibilita que os estudantes das diversas áreas da saúde, inclusive a odontologia, se formem com maior qualificação técnica, científica e acadêmica.

Conheça Outras Políticas Públicas para Odontologia

Além do PET Saúde, a odontologia também tem espaço em outros programas de saúde pública. Conheça alguns dos que unem atenção básica e saúde bucal no país.

Estratégia Saúde da Família

Esse projeto promovido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) inclui medidas preventivas e um cuidado mais humano com o paciente.

Desse modo, o atendimento é realizado em postos de saúde espalhados por diversos bairros do país. Neles, o paciente é recebido por uma equipe formada por dentistas, médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários.

Programa Brasil Sorridente

O Programa Brasil Sorridente é considerado maior programa em promoção de saúde bucal em todo o mundo.

Ele é constituído por medidas de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros.

Além disso, junto ao programa, foram implementadas as medidas nomeadas como Atenção Especializada. São elas:

  • Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD): o financiamento para os Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias é muito importante. Isso porque eles mantém o fornecimento de materiais odontológicos no SUS. Esses estabelecimentos são responsáveis pela confecção e realização dos serviços de prótese dentária total, parcial removível, prótese coronária ou intrarradiculares e fixas ou adesivas.
  • Centros de Especialidades Odontológicas (CEO): conhecidos como CEO, eles são caracterizados por serem estabelecimentos de saúde que participam do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES. Esses estabelecimentos oferecem para a população diversos serviços. Alguns exemplos deles são diagnósticos bucais e cirurgias orais menores dos tecidos moles e duros. Além de serviços de endodontia, periodontia especializada e atendimento a portadores de necessidades especiais.
  • Assistência Hospitalar: a assistência hospitalar expande o espaço de dentistas nos hospitais públicos. Dessa maneira, é possibilitada a realização de cirurgias odontológicas também nesses locais.

Se você é um futuro profissional da odontologia, pesquise mais sobre a participação em projetos como o PET Saúde ou outros programas de promoção da saúde bucal para expandir seus conhecimentos.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.