Riscos do pênfigóide cicatricial para a saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Doença de caráter crônico provoca bolhas na mucosa oral e outros problemas odontológicos

A formação de bolhas na cavidade oral preocupa qualquer um. Por isso, é importante buscar por um médico dentista, uma vez que o problema pode ser sinal de pênfigóide cicatricial.

Além de seus sintomas comuns, o pênfigóide cicatricial, assim como outras doenças sistêmicas, também pode acarretar outros problemas odontológicos.

Pênfigóide cicatricial é uma doença crônica e rara, que pode se manifestar nas diversas mucosas do corpo humano. Principalmente, aquela que se encontra na cavidade oral.

Características do Pênfigóide Cicatricial

A principal característica da doença é a formação de uma camada bolhosa e inflamatória na mucosa afetada. Por isso, é comum que o problema seja chamado de pênfigóide bolhoso.

Em geral, ele se manifesta na mucosa oral. O pênfigóide cicatricial na odontologia também pode estar associado a casos de gengivite descamativa.

A gengivite descamativa provoca a perda da camada de queratina presente na gengiva. Além disso, ela pode ser responsável por provocar fortes dores ao paciente.

O tratamento da gengivite descamativa depende do controle da doença sistêmica à qual a sua manifestação está atrelada.

A partir de então, podem ser realizados alguns procedimentos de retirada da placa bacteriana da cavidade oral, além de raspagem e alisamento radicular.

Contudo, o pênfigóide cicatricial também pode se manifestar em outras mucosas, como a conjuntiva, a esofágica, a nasal e a vaginal.

No caso da mucosa conjuntiva, a doença pode colocar em risco a qualidade da visão do paciente e, em casos mais graves, provocar cegueira.

Grupos de Risco do Pênfigóide Cicatricial

O desenvolvimento dessa doença é mais comum em mulheres do que em homens, apesar de poder afetar pessoas de todos os sexos.

Ainda, a idade mais comum para a pessoa afetada está entre os 50 e os 60 anos.

Causas do Pênfigóide Cicatricial

Ainda não se sabe ao certo as causas que provocam esse tipo de doença.

Contudo, acredita-se uma das possíveis causas para seu aparecimento é a indução por drogas.

Tratamentos do Pênfigóide Cicatricial

O tipo de tratamento utilizado vai depender de cada situação e da maneira como a doença se manifestou no paciente.

Contudo, é comum que sejam prescritos medicamentos corticosteróides tópicos, principalmente nos casos que afetam a mucosa oral.

Outros Tipos de Pênfigóide

Existem algumas outras possíveis manifestações do pênfigóide.

O pênfigóide vulgar é bastante semelhante ao tipo cicatricial da doença. Ambos afetam mais comumente a mucosa oral e são caracterizadas por serem doenças autoimunes.

Já o pênfigóide gestacional é um tipo de dermatose comum durante a gestação.

Em geral, seu caráter bolhoso se inicia em volta do umbigo e começa a se proliferar pelo corpo.

Contudo, são raros os casos nos quais a doença se alastra para a região da cabeça ou de alguma das membranas mucosas, sendo mais comum em áreas como as palmas das mãos, as plantas dos pés, o tronco ou a região glútea.

Não esqueça de realizar visitas frequentes ao seu médico dentista. Isso porque é importante que um caso de pênfigóide cicatricial seja diagnosticado o mais rápido possível.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.