Papilite lingual transitória causa protuberâncias na língua

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui quais são as principais causas da papilite lingual transitória

Você já sentiu bolhas na sua língua? Ou uma leve protuberância? Se a resposta for sim, é bom ficar atento! Isso porque você pode estar manifestando a papilite lingual transitória.

Para confirmar o diagnóstico de papilite lingual transitória, o profissional da odontologia precisa realizar exames clínicos e exames complementares.

Papilite lingual transitória é uma inflamação que afeta a papila gustativa, principalmente a papila fungiforme. Ela não é contagiosa e não traz muitos problemas para a saúde do organismo.

A papilite lingual, na maioria dos casos, surge já na infância e reaparece de tempos em tempos.

Conhecendo Mais Sobre as Papilas Gustativas

As papilas gustativas são pequenas saliências encontradas na superfície da língua.

São elas que permitem o funcionamento do paladar. As papilas têm como função enviar mensagens ao sistema nervoso central dizendo se o alimento é bom ou não, identificando seu gosto.

As elevações no epitélio oral e nasal, como também são chamadas, podem se desenvolver nas seguintes regiões:

  • Língua;
  • Céu da boca- também conhecido como palato;
  • Garganta;
  • Faringe;
  • Epiglote;
  • Nariz; e
  • Porção superior do esôfago.

Importante: as papilas gustativas são divididas em grupos a partir de suas características morfológicas e funcionais. Elas podem ser papilas fungiformes, filiformes, foliáceas, circunvaladas, circunvolaformes e filgaformes.

Como já vimos, o principal grupo de papilas afetadas pela inflamação são as fungiformes.

Como o próprio nome indica, elas lembram um cogumelo, já que sua base é estreita e seu topo é mais dilatado. Além disso, elas apresentam poucos botões gustativos, que ficam localizados mais à ponta da língua.

Principais Causas da Papilite Lingual

As causas da inflamação das papilas da língua são diversas. As principais são:

  • Irritação local;
  • Alergia a aparelhos ortodônticos;
  • Alergia a alimentos;
  • Estresse;
  • Má higienização;
  • Doença gastrointestinal; e
  • Mudanças hormonais.

Quais são os Sintomas da Papilite Lingual Transitória?

A papilite é muito fácil de ser percebida pelo paciente. Os principais sintomas manifestados são:

  • Aparecimento de uma protuberância na língua;
  • Formação de bolhas;
  • Dor na região da boca; e
  • Áreas avermelhadas.

Assim que você notar alguns dos sintomas, procure pelo cirurgião-dentista de confiança. Dessa forma, ele realiza exames clínicos e complementares para o diagnóstico certeiro.

Melhores Tratamentos da Papilite

Como o próprio nome sugere, a papilite é transitória. Ou seja, ela passa após um período de maneira espontânea. No entanto, os profissionais podem recomendar alguns métodos para aliviar os sintomas.

O paciente pode, por exemplo, fazer compressas de água gelada e aplicar na área afetada. Além disso, outro método é fazer gargarejos com água salina para aliviar a irritação local.

Quando o paciente sente dores muito fortes o profissional pode recomendar medicamentos. Os analgésicos são os principais exemplos de uso nesses casos.

Apesar de não ter um tratamento específico, a papilite pode ser causada por doenças. Por isso, é preciso estar atento aos cuidados com esses problemas.

Lembre de marcar uma consulta com o dentista de confiança. Dessa forma, ele consegue planejar o melhor tratamento para o seu quadro de papilite lingual transitória.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.