Confira aqui quais são as principais causas da papilite lingual transitória
Você já sentiu bolhas na sua língua? Ou uma leve protuberância? Se a resposta for sim, é bom ficar atento! Isso porque você pode estar manifestando a papilite lingual transitória.
Para confirmar o diagnóstico de papilite lingual transitória, o profissional da odontologia precisa realizar exames clínicos e exames complementares.
Papilite lingual transitória é uma inflamação que afeta a papila gustativa, principalmente a papila fungiforme. Ela não é contagiosa e não traz muitos problemas para a saúde do organismo.
A papilite lingual, na maioria dos casos, surge já na infância e reaparece de tempos em tempos.
Conhecendo Mais Sobre as Papilas Gustativas
As papilas gustativas são pequenas saliências encontradas na superfície da língua.
São elas que permitem o funcionamento do paladar. As papilas têm como função enviar mensagens ao sistema nervoso central dizendo se o alimento é bom ou não, identificando seu gosto.
As elevações no epitélio oral e nasal, como também são chamadas, podem se desenvolver nas seguintes regiões:
- Língua;
- Céu da boca- também conhecido como palato;
- Garganta;
- Faringe;
- Epiglote;
- Nariz; e
- Porção superior do esôfago.
Importante: as papilas gustativas são divididas em grupos a partir de suas características morfológicas e funcionais. Elas podem ser papilas fungiformes, filiformes, foliáceas, circunvaladas, circunvolaformes e filgaformes.
Como já vimos, o principal grupo de papilas afetadas pela inflamação são as fungiformes.
Como o próprio nome indica, elas lembram um cogumelo, já que sua base é estreita e seu topo é mais dilatado. Além disso, elas apresentam poucos botões gustativos, que ficam localizados mais à ponta da língua.
Principais Causas da Papilite Lingual
As causas da inflamação das papilas da língua são diversas. As principais são:
- Irritação local;
- Alergia a aparelhos ortodônticos;
- Alergia a alimentos;
- Estresse;
- Má higienização;
- Doença gastrointestinal; e
- Mudanças hormonais.
Quais são os Sintomas da Papilite Lingual Transitória?
A papilite é muito fácil de ser percebida pelo paciente. Os principais sintomas manifestados são:
- Aparecimento de uma protuberância na língua;
- Formação de bolhas;
- Dor na região da boca; e
- Áreas avermelhadas.
Assim que você notar alguns dos sintomas, procure pelo cirurgião-dentista de confiança. Dessa forma, ele realiza exames clínicos e complementares para o diagnóstico certeiro.
Melhores Tratamentos da Papilite
Como o próprio nome sugere, a papilite é transitória. Ou seja, ela passa após um período de maneira espontânea. No entanto, os profissionais podem recomendar alguns métodos para aliviar os sintomas.
O paciente pode, por exemplo, fazer compressas de água gelada e aplicar na área afetada. Além disso, outro método é fazer gargarejos com água salina para aliviar a irritação local.
Quando o paciente sente dores muito fortes o profissional pode recomendar medicamentos. Os analgésicos são os principais exemplos de uso nesses casos.
Apesar de não ter um tratamento específico, a papilite pode ser causada por doenças. Por isso, é preciso estar atento aos cuidados com esses problemas.
Lembre de marcar uma consulta com o dentista de confiança. Dessa forma, ele consegue planejar o melhor tratamento para o seu quadro de papilite lingual transitória.