PACIENTES

Papilas gustativas irritadas: principais causas e tratamentos

Papilas gustativas irritadas: principais causas e tratamentos

Descubra quais são as causas e consequências do problema

O sabor dos alimentos é um fator extremamente relevante na hora de escolhermos qual prato iremos comer, não é mesmo? Por isso, papilas gustativas irritadas podem ser um grande problema para os pacientes.

E no decorrer deste artigo iremos compreender sobre as causas, consequências e tratamentos para papilas gustativas irritadas. Acompanhe!

Papilas gustativas irritadas ocorre quando alguma anomalia afeta a nossa sensação do paladar. Com isso, o paciente pode não conseguir sentir o gosto dos alimentos.

O problema pode ser bastante sério e às vezes o paciente possui dificuldade em lidar com a situação. Por isso, nós da Simpatio iremos esclarecer tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Sobre as Papilas Gustativas

As papilas gustativas são pequenas saliências que encontram-se, principalmente, na superfície da língua humana.

Elas são os mecanismos que permitem o paladar funcionar. Sua função é enviar mensagens ao sistema nervoso central dizendo se o alimento é bom ou não, identificando seu gosto.

Elas não estão presentes unicamente em nossa língua, podendo se apresentar em outras regiões do corpo, como por exemplo:

  • Céu da boca;
  • Garganta;
  • Faringe;
  • Epiglote;
  • Nariz;
  • Porção superior do esôfago.

Além disso, é interessante destacar que existem tipos de papilas gustativas, sendo eles:

  1. Papilas fungiformes: As papilas fungiformes, como o próprio nome indica, lembram um cogumelo, já que sua base é estreita e seu topo é mais dilatado. Geralmente, se concentram na ponta da língua;
  2. Papilas filiformes: São estreitas e adotam uma forma de filamento. São as que mais estão presentes em nossa língua. Elas auxiliam na ingestão de alimentos, pois seu formato facilita a condução dos mesmos;
  3. Papilas foliáceas: Elas têm a forma de folhas e são as menos desenvolvidas pelos seres humanos.
  4. Papilas circunvaladas: Elas carregam esse nome por terem um formato de vale. Estão localizadas mais ao fundo da língua, perto da entrada para o esôfago;
  5. Papilas circunvolaformes: São mais alongadas e apresentam maior proporção quando comparadas com as papilas filiformes;
  6. Papilas filgaformes: São ceratinizadas. Além disso, têm forma achatada e esférica.

Quais São as Causas para Papilas Gustativas Irritadas?

Agora está na hora de entendermos como ocorre a inflamação das papilas gustativas. A verdade é que podem existir diversas causas para o problemas, mas as principais são:

  • Forte exposição a toxinas, como inseticidas por exemplo;
  • Tabagismo;
  • Algumas doenças, como diabetes e problemas na tireoide;
  • Problemas estomacais;
  • Ingestão frequente de alimentos muito quentes, ácidos ou picantes;
  • Deficiência vitamínica ou mineral;
  • Negligência ou má realização da higiene oral.

Como Sei Que as Papilas Gustativas Estão Irritadas?

Para saber se você está com as papilas gustativas inflamadas, o ideal é observar uma série de sinais que o corpo pode dar.

Geralmente, ocorre o surgimento de bolinhas na língua acompanhadas de um inchaço avermelhado na região. Mas o principal sintoma é a dificuldade em detectar o gosto dos alimentos.

Entretanto, a melhor maneira de confirmar a presença do problema é consultando um especialista. Ele poderá analisar atentamente a lesão e informar se aquele carocinho na língua é uma papila gustativa irritada ou não.

Como Tratar o Problema?

Geralmente o tratamento engloba uma série de medidas que podem ser realizadas na própria casa do paciente. Entre elas, podemos citar:

Entretanto, em casos onde o problema demora a desaparecer, o ideal é visitar novamente o seu profissional de confiança.

Além disso, é possível prevenir as papilas gustativas irritadas através de uma boa higiene oral e cultivando hábitos saudáveis.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também