DENTISTAS

Papaína e seu uso nos tratamentos odontológicos

Papaína e seu uso nos tratamentos odontológicos

Suplemento, medicamento e ainda amacia carnes: conheça a papaína, o cicatrizante “milagroso”

A natureza nos fornece diversos alimentos que, além de saciar a fome, também ajudam na nossa saúde. É o caso dos alimentos ricos em fibra e ferro. No entanto, há um derivado do mamão papaia que casou uma revolução em diversas áreas, incluindo a odontologia: a papaína.

Você pode encontrá-la em forma de suplemento ou medicamento. Até mesmo nas cozinhas a papaína está presente. Afinal, o que é papaína e o que ela representa para a saúde bucal?

A papaína é uma enzima extraída do mamão papaia e possui uma série de benefícios e usos. Na área da saúde, o uso dessa enzima é dado como acelerador do processo de cicatrização. Na odontologia, é a base para um gel que elimina a dor de diversos procedimentos dentários e facilita, por exemplo, procedimentos como a restauração.

Papaína como medicamento

Você já deve ter percebido que o uso da enzima de papaína é muito amplo, até mesmo na saúde.

A enzima pode ser combinada com uma série de outros agentes que potencializam suas vantagens, dependendo do resultado pretendido. Parece complicado, mas nós vamos explicar tudo em detalhes!

Para facilitar, separamos seu uso em dois tópicos principais: a cicatrização e o gel odontológico.

  • Papaína na cicatrização –  a enzima extraída do mamão é muito potente no processo de cicatrização.  Colocaremos sua ação em termos simples: a enzima consome o tecido necrosado e o pus de uma ferida, permitindo que o tecido se regenere muito mais rápido. O medicamento é manipulado associando papaína com outros agentes, por isso sua manipulação é própria para a cicatrização de feridas. Seu uso também deve ser feito com cuidado, já que, se aplicado sobre tecidos saudáveis, a ferida acaba se tornando maior, dando o efeito rebote.
  • Gel odontológico – já a papaína na odontologia exerce outro papel. A professora brasileira Sandra Kalil Bussadori, da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) com o auxilio de pesquisadores de outras instituições, produziu um gel chamado Papacárie. Esse gel tem como principal função amolecer o tecido da região atingida pela cárie. Isso permite que o dentista retire a cárie sem que o paciente necessite de anestesia. O papaína gel já é produzido pelo laboratório Fórmula e Ação. Uma de suas maiores vantagens, além do uso, é o preço baixo. O produto custa certa de R$ 30,00, e cada unidade rende entre 60 e 70 restaurações.

Os outros benefícios da papaína

  • Auxiliar da Digestão: a papaína auxilia nas reações enzimáticas do estômago, intestino e pâncreas;
  • Antioxidante: a enzima combate os radicais livres;
  • Beneficia o Sistema Imunológico: a enzima extraída do mamão modula os leucócitos, fundamentais na linha de defesa do nosso corpo;
  • Formação de massa muscular: por auxiliar na digestão de proteínas, a enzima ajuda a formar massa magra. É vendida como suplemento em diversas lojas especializadas;
  • Amacia carnes: a enzima é muito usada na culinária para deixar as carnes mais macias!

No entanto, devemos realmente destacar o papel da papaína na saúde, principalmente na odontologia. Usar a natureza como fonte de medicamentos é o melhor da ciência!

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também