PACIENTES

Osteotomia pode corrigir deformidades ósseas dos pacientes

Osteotomia pode corrigir deformidades ósseas dos pacientes

Entenda um pouco mais sobre esse procedimento cirúrgico e sua importância

Deformidades ósseas podem ser um grande problema. Principalmente quando falamos em odontologia, essas anormalidades podem trazer enormes complicações. Assim, pode ser necessária a realização de uma osteotomia.

Geralmente, esse tipo de cirurgia é realizado nos membros relacionados a locomoção. Entretanto, existem situações onde a osteotomia pode ser feita em membros considerados fixos.

Osteotomia é uma intervenção cirúrgica realizada nos ossos com a finalidade de corrigir ou restaurar uma deformidade esquelética.

Essas deformidades podem surgir por inúmeros motivos, como por exemplo:

  • Consolidação viciosa de fraturas;
  • Anomalias congênitas;
  • Anomalias adquiridas no decorrer da vida do paciente;
  • Desgaste ósseo.

O objetivo principal da cirurgia é restaurar o bom alinhamento do membro em questão, impossibilitando que a condição óssea desencadeie algum outro tipo de problema.

Assim, é possível observar uma melhora da dor, da função e da mobilidade do paciente.

Como é realizado o procedimento

Previamente a cirurgia, o profissional encarregado deve observar o fator causador da deformidade óssea para assim poder elaborar o planejamento cirúrgico.

Geralmente, a correção é efetuada através de um corte ósseo controlado, que visa alinhar o membro com o resto da estrutura óssea em questão.

Entretanto, o procedimento varia bastante de caso para caso. Em algumas ocasiões pode ser necessário que o cirurgião retire, enquanto em outras ele adiciona uma parte do osso para realizar a correção.

Por vezes faz-se necessário o uso de enxerto, podendo ser utilizado substitutos ósseos sintéticos ou enxerto ósseo do próprio paciente retirado de outro local (geralmente da crista ilíaca na bacia ou do fêmur).

Em certas situações, osteotomia é fixada com placa e parafusos especiais para garantir a estabilidade da correção até a cicatrização e consolidação óssea.

Durante a técnica o encarregado deve ter bastante atenção e cuidado para proteger os nervos e vasos sanguíneos que passam próximos ao local da operação.

Pós-operatório

Até que a região operada cicatrize e os ossos adquiram a firmeza esperada, é necessário que o paciente controle a quantidade de peso que exerce sobre o local. Geralmente, isso demora em torno de seis a sete semanas.

Em seguida, é necessário que o indivíduo participe de sessões de fisioterapia, visando fortalecer e equilibrar a musculatura da região. A cicatrização final ocorre apenas após um período de 12 semanas.

Diferença entre osteotomia e ostectomia

Agora está na hora de realizarmos uma comparação entre osteotomia e ostectomia. Apesar de superficialmente os procedimentos parecerem bastante, suas finalidades são muito diferentes.

Na osteotomia, o objetivo principal é o alinhamento ósseo. Para isso, é realizado um pequeno corte no osso do paciente, que muitos chamam inclusive de fratura.

Já na ostectomia, a estrutura óssea também é modificada. Entretanto, nesse caso, a finalidade é outra. Geralmente os profissionais visam remover uma parte do osso danificada, como por exemplo:

Agora você já sabe tudo sobre a osteotomia. Seus objetivos, como o procedimento é realizado e inclusive a diferença entre ela e a ostectomia.

ACESSO RÁPIDO
    Valdir de Oliveira
    Valdir de Oliveira é cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Possui especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Também é professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial e Harmonização Orofacial e voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil). Com o registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860, Valdir integra a equipe odontológica do Instituto Bernal e Oliveira, que está localizado na Avenida dos Imarés, 572A - Indianópolis, São Paulo - SP.

    Leia também